ATUAL SITUAÇÃO GLOBAL DA SOCIEDADE É DELICADA E POR ISSO SE FAZ NECESSÁRIO INFERIR SOBRE AS DIFICULDADES, TENSÕES E DESAFIOS QUE NÓS INDIVÍDUOS CONSTITUINTES DESSA SOCIEDADE NOS DEPARAMOS. UM DOS PILARES SOCIAIS QUE MAIS VEM SOFRENDO COM A SITUAÇÃO DA PANDEMIA É A EDUCAÇÃO, O COVID-19 NÃO SÓ, INFELIZMENTE, LEVOU A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS AO REDOR DO MUNDO, COMO AGRAVOU E ESCANCAROU A DESIGUALDADE SOCIAL EM PRATICAMENTE TODOS OS PAÍSES. E NÃO FOI DIFERENTE COM O BRASIL. A DESIGUALDADE AQUI JÁ ACENTUADA, INTENSIFICOU MAIS AINDA DEPOIS DESTE PERÍODO CAÓTICO DE PANDEMIA. E É PENSANDO SOBRE ESTE MOMENTO QUE CONSTRUÍMOS ESSA PESQUISA, NUMA PERSPECTIVA QUALITATIVA (ESTÉBAN, 2010) INFERIMOS SOBRE O IMPACTO DESSE NOSSO MOMENTO, AO PROCESSO DE ACESSIBILIDADE DE PROFESSORES E ESTUDANTES SURDOS, E POR MEIO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL (GIL. 2008) CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS SURDOS DURANTE O ENSINO REMOTO. RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER INCLUSÃO NOS MEIOS DIGITAIS, GARANTINDO O ACESSO AOS ESPAÇOS EDUCATIVOS PROPOSTOS PELO ENSINO REMOTO.