O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL DEBATER A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR, FOCANDO PRINCIPALMENTE NAS CRIANÇAS COM AGENESIA DE MEMBROS, DISCUTINDO SOBRE O PAPEL DA REPRESENTATIVIDADE E QUESTIONANDO O CAPACITISMO PRESENTE NO MEIO EDUCACIONAL. A PESQUISA FOI CLASSIFICADA COMO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, SENDO O MATERIAL SELECIONADO ATRAVÉS DE PESQUISAS E ANÁLISES, PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS CENTRADOS NA RELAÇÃO DOS OBJETOS EXPOSTOS E ESTUDOS SEMELHANTES. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A IMPORTÂNCIA DE ALGUNS ASPECTOS FACILITADORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM AGENESIA DE MEMBROS, ASSIM COMO ASPECTOS DIFICULTADORES. PORTANTO, EVIDENCIOU-SE A RELAÇÃO ENTRE ESTES DOIS COMPONENTES, COMO SENDO OPOSTOS NA BUSCA PELO OBJETIVO DE GARANTIA AO DIREITO DE OCUPAR UM ESPAÇO IGUALITÁRIO NO MEIO EDUCACIONAL E NA SOCIEDADE, SENDO A REPRESENTATIVIDADE CERTAMENTE UM CAMINHO PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO E PARA O FIM DO CAPACITISMO.