O PRESENTE ARTIGO TRATA DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CONTEXTO PANDÊMICO, DESDE A
PESTE NEGRA NO SÉCULO XIV, ATÉ O VIVENCIADO NA PANDEMIA DO COVID-19, NO ANO DE 2019/2021.
OBJETIVANDO COMPREENDER AS CONQUISTAS DE DIREITOS E A EFETIVAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES
INICIAIS, OS PROBLEMAS APRESENTADOS PELO DESCONHECIDO E COMO É NÍTIDA A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA, ESTA
QUE AUXILIA A PENSAR E FAZER EDUCAÇÃO, MAS QUE AINDA NÃO SUBSTITUI O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS
CRIANÇAS. NOSSO APORTE TEÓRICO COMPÕE-SE DE DOCUMENTOS OFICIAIS , COMO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO
ADOLESCENTE (ECA) E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, E OS AUTORES: ARIÈS (1981) E COSTA (2002). A
PARTIR DA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, É POSSÍVEL CONCLUIR QUE
EM TODAS AS DIFICULDADES E CAOS VIVENCIADOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUANTO ÀS EPIDEMIAS E
PANDEMIAS, A EDUCAÇÃO INFLUI NA BUSCA DE MELHORIAS E TAMBÉM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, SENDO UM
PROCESSO PRIMORDIAL PARA EVOLUÇÃO CIENTÍFICA, INTELECTUAL E SOCIAL, DEIXANDO SEMPRE LEGADO A FAVOR DA
EVOLUÇÃO E DA PRÓPRIA HISTÓRIA.