ESTE TRABALHO OBJETIVA PROPOR UMA INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA QUE AUXILIE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) COM BAIXA VISÃO, OCASIONADA PELO GLAUCOMA, A LIDAR COM AS ADVERSIDADES ENFRENTADAS EM SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O GLAUCOMA É UMA NEUROPATIA ÓPTICA DECORRENTE DA DEGENERAÇÃO DAS CÉLULAS GANGLIONARES RETINIANAS, CAUSADA POR PRESSÃO INTRAOCULAR ELEVADA LEVANDO ÀS ALTERAÇÕES TÍPICAS DA DOENÇA, POR EXEMPLO AS PERDAS VISUAIS. ESTA PERDA VISUAL PODE SER IDENTIFICADA NA REDUÇÃO DO CAMPO PERIFÉRICO VISUAL, TENDO A POSSIBLIDADE DE ATINGIR TAMBÉM A VISÃO CENTRAL DO SUJEITO, ALÉM DA TRANSFORMAÇÃO REFERENTE A SENSIBILIDADE AOS CONTRATES. ESSA CONDIÇÃO LEVA OS SUJEITOS A SE CARACTERIZAREM COMO PCD, OS QUAIS PODEM SOFRER COM VÁRIAS BARREIRAS SOCIAIS, BEM COMO AS ATITUDINAIS E PROGRAMÁTICAS. ASSIM, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DESTE PROJETO DE INTERVENÇÃO É PAUTADA NA TEORIA DA MOTIVAÇÃO DE REEVE, A QUAL ENTENDE ESTE CONCEITO COMO FUNDAMENTAL PARA A REALIZAÇÃO E REPROGRAMAÇÃO DE COMPORTAMENTOS QUE VARIAM EM CADA SUBJETIVIDADE E DE ACORDO COM O TEMPO. PARA TANTO, FOI REALIZADO UMA REVISÃO NÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA SOBRE EMOÇÕES, MOTIVAÇÃO E GLAUCOMA, ALÉM DE UMA CAPACITAÇÃO SOBRE O CAPACITISMO E ACESSIBILIDADE. A INTERVENÇÃO APRESENTADA CONTEMPLA, PORTANTO, A DIMENSÃO REFLEXIVA DIALÓGICA SOBRE O CAPACITISMO COM AS PCD; TECNOLÓGICA COM MODIFICAÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE QUE PROMOVA UM AMBIENTE ACESSÍVEL QUE AMPLIE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; ESTRATÉGIAS MOTIVACIONAIS PARA O CONTÍNUO APRENDIZADO; E TESTAGEM DOS RESULTADOS. POR FIM, NOTA-SE A IMPORTÂNCIA DESTE TEMA EDUCACIONAL-SOCIAL, POIS ENTENDE A PCD ENQUANTO ATIVA DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.