O INÍCIO DO ANO LETIVO DE 2020 DEMANDOU DA ESCOLA E SEUS ATORES A MOBILIZAÇÃO DE DIFERENTES SABERES PARA DIALOGAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR. AO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), SE VIU AINDA MAIS ACENTUADO O DESAFIO DE ENSINAR A CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO EM MEIO A UMA PANDEMIA. BUSCANDO SUA LEGITIMIDADE HISTORICAMENTE EM MÚLTIPLAS VERTENTES, REINVENTOU-SE, PORÉM, SUA BAGAGEM AINDA RETRATA O ESTIGMA DE UMA DISCIPLINA ESSENCIALMENTE PRÁTICA. O TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR AS DIFICULDADES E RELATAR AS ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS QUE REPERCUTIRAM NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE EF NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, NO PERÍODO ENTRE JULHO DE 2020 E JULHO DE 2021. A ANÁLISE PARTE DO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL E OUTRA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO. COMO FONTE DE ANÁLISE DO CONTEÚDO, FORAM UTILIZADOS ‘DIÁRIOS DE CASA’ E QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM OS ESTUDANTES DE NOVE TURMAS, SENDO CINCO DO ENSINO MÉDIO E QUATRO DO FUNDAMENTAL. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS SÃO APONTADAS ADEQUAÇÕES E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS FRENTE ÀS INTERAÇÕES NÃO PRESENCIAIS E OS CONTEÚDOS QUE ESTE CONTEXTO INTERPÔS À RELAÇÃO DOCENTE/DISCENTE. HOUVERAM PERDAS SIGNIFICATIVAS DE APRENDIZAGEM E TAMBÉM ABANDONO DE ESTUDANTES NO PERÍODO ANALISADO. AINDA NESTA DIREÇÃO, TENDO EM VISTA OS PERCALÇOS CONSTANTES PROVOCADOS PELO CENÁRIO DA PANDEMIA, COUBE AO DOCENTE A MISSÃO DE MOBILIZAÇÃO E REINVENÇÃO DO SEU FAZER NA PERSPECTIVA DE REDUZIR OS DANOS NAS APRENDIZAGENS.