O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO TRAÇAR UM RESGATE HISTÓRICO ACERCA DOS DEFICIENTES AUDITIVOS PERANTE A SOCIEDADE, E COMO FOI O CAMINHO SEGUIDO POR ELES PARA ATUALMENTE SEREM IDENTIFICADOS E RESPEITADOS COMO PESSOA SURDA. SALIENTO QUE SURDO COM O “S” MAIÚSCULO É O INDIVIDUO QUE SE RECONHECE COMO TAL E TEM NA LÍNGUA DE SINAIS SEU PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO. DETENHO-ME DE ALGUNS AUTORES PARA EMBASAR CIENTIFICAMENTE ESSE RESGATE HISTÓRICO FEITO POR MIM, A EXEMPLO DE CARVALHO (2007) QUE ABORDA A LUTA DOS SURDOS NO MUNDO, ASSIM TAMBÉM COMO QUADROS (2004) QUE NÓS MOSTRA EM SEUS TRABALHOS COMO O SUJEITO SURDO SE COMPORTA EM SOCIEDADE. NAS LEIS DE LIBRAS (2002) E NA LBI - LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO (2015) SERVIRAM COMO APORTE TEÓRICO PARA LEGITIMAR TAMBÉM A PESQUISA. PESQUISO SOBRE ESSE TEMA, PELA RELEVÂNCIA ACADÊMICA QUE AO MEU VER É IMPRESCINDÍVEL AOS EDUCADORES DE HOJE CONHECEREM COMO SE CONSTRUIU UM LADO DA EDUCAÇÃO QUE PARA MUITOS ERA E AINDA É (INFELIZMENTE) DESCONHECIDA. POR FIM, ABORDO SOBRE AS CONQUISTAS QUE HOJE NOS FAZEM TER NOSSAS MÃOS LIVRES, QUE ANTES AMARRADAS, PARA NOS LIBERTAR DO SILÊNCIO E NÓS INTEIRAMOS DA SOCIEDADE COMO AGENTES TRANSFORMADORES DELA.