O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS POLITICAS DE EDUCA??O ESPECIAL IMPLANTADA NO PROCESSO DE INCLUS?O DA CRIAN?A COM DEFICI?NCIA VISUAL E COMPREENDER COMO A ESCOLA E AS AULAS APRESENTAM CONDI??ES DE ACESSIBILIDADE E DE INCLUS?O PARA UM ALUNO COM DEFICI?NCIA VISUAL, A PARTIR DE LEVANTAMENTOS BIBLIOGR?FICOS, CONSTATOU-SE QUE A INCLUS?O ESCOLAR TEM SIDO MUITO DISCUTIDA NOS ?LTIMOS ANOS, INCLUSIVE EM RELA??O AO ACESSO DOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL EM CLASSES REGULARES DE ENSINO. EST? ESTABELECIDO EM LEGISLA??O QUE ? DEVER DO ESTADO GARANTIR UMA EDUCA??O DE QUALIDADE A TODOS OS ALUNOS. CONSTRUIR E CRIAR TECNOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR ? O MESMO QUE BUSCAR, COM CRIATIVIDADE, UMA ALTERNATIVA PARA QUE O ALUNO REALIZE O QUE DESEJA OU NECESSITA. SIGNIFICA ENCONTRAR UMA ESTRAT?GIA PARA QUE ELE POSSA ?FAZER? DE OUTRO JEITO, VALORIZANDO O SEU JEITO DE FAZER E AUMENTANDO SUAS CAPACIDADES DE A??O E INTERA??O, A PARTIR DE SUAS CAPACIDADES. REPRESENTA TAMB?M INOVA??O NA COMUNICA??O, ESCRITA, MOBILIDADE, LEITURA, BRINCADEIRAS E ARTES, COM A UTILIZA??O DE MATERIAIS ESCOLARES E PEDAG?GICOS ESPECIAIS.