O PRESENTE ARTIGO É ORIGINÁRIO DA CONCLUSÃO DE CURSO TCC DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (UEPB) E ABORDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. NOSSA PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALITATIVO E COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZAMOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OBJETIVAMOS OFERECER AOS PROFISSIONAIS COM BASE NESSAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, LEITURAS QUE POSSAM DIRECIONAR OS PROFESSORES EM SUAS AULAS DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RIQUEZA DOS MATERIAIS MANIPULÁVEIS DISPONÍVEIS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE ESTA INVESTIGAÇÃO REFERENTE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL PODERÁ PROPORCIONAR AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. CONCLUÍMOS QUE ESTES MATERIAIS PODERÃO AUXILIAR/MEDIAR OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM SUAS AULAS E SE TRABALHADOS DE FORMA CORRETA, PODEREMOS ALCANÇAR O SUCESSO E O TÃO SONHADO ENSINO DE FATO INCLUSIVO.