A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO ASSEGURA A INCLUSÃO SOCIAL E CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
PORÉM, VÁRIOS OBSTÁCULOS PRECISAM SER ENFRENTADOS PARA O EFETIVO EXERCÍCIO DOS DIREITOS DESSES
INDIVÍDUOS. O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA INICIATIVA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM
DEFICIÊNCIA VISUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE OS DALTÔNICOS. PARA ISSO, PLANEJOU-SE A CONSTRUÇÃO DE
UM ARQUÉTIPO DE SOFTWARE QUE SUBSTITUI AS CORES EM PERIFÉRICOS DE SAÍDA PARA CORES
CORRESPONDENTES A UMA TONALIDADE MAIS BEM ASSIMILADA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA
PARTICIPANTE, A QUAL PERMITIU COLETAR DADOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE UM USUÁRIO
DALTÔNICO. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRAM QUE HOUVE UM AUMENTO NA FACILIDADE DA LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS FORNECIDOS. CONCLUI-SE QUE A APLICAÇÃO DO ARQUÉTIPO DE
SOFTWARE TEVE PAPEL FUNDAMENTAL PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DALTONISMO E PODERÁ SER ÚTIL PARA
OUTROS ESTUDANTES ACOMETIDOS PELA MESMA DEFICIÊNCIA.