POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NO CHÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA A APLICABILIDADE DA LEI FEDERAL N°10.639/03
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81671 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3084 "inscrito_id" => 9084 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NO CHÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA A APLICABILIDADE DA LEI FEDERAL N°10.639/03" "resumo" => "APÓS 18 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA LEI FEDERAL N°10.639/03, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA EXISTEM DESAFIOS PARA QUE A LEGISLAÇÃO SEJA EFETIVA NAS ESCOLAS. O RESULTADO DA INEFICÁCIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI É QUE A CULTURA E A HISTÓRIA DO POVO NEGRO É INVISIBILIZADA E NEGADA, REFLETINDO DIRETAMENTE NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS NEGROS AO NÃO SE VEREM REPRESENTADOS E VALORIZADOS. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE A LEI SEJA EFETIVA NA ESCOLA, PARA QUE OS ALUNOS SE RECONHEÇAM ENQUANTO PESSOAS POLÍTICAS PERTENCENTES DE UMA COMUNIDADE, UMA VEZ QUE ESSA AÇÃO PODE PROMOVER O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DO POVO NEGRO. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS DESAFIOS PARA APLICABILIDADE DA LEI N°10.639/03 APÓS 18 ANOS DA SUA PROMULGAÇÃO E A PARTIR DO EXPOSTO, PROPOR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NO CHÃO DA ESCOLA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZAMOS O MÉTODO QUALITATIVO, POIS NOS PAUTAMOS NA ANÁLISE DOCUMENTAL DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. EM TERMOS TEÓRICOS, ESTA PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NOS AUTORES DO GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, QUE DISCUTEM SOBRE OS CONCEITOS DE COLONIALIDADE DO PODER, DO SABER E DO SER, OS QUAIS AGEM NA SUBJETIVIDADE DOS POVOS SUBALTERNIZADOS, INVIABILIZANDO A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO OUTRO QUE NÃO O EUROPEU (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2017, WALSH 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO DECOLONIAL, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, LEI N°10.639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID9084_05112021235318.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "SAMIRA MARTINS" "autor_email" => "samiraemartins@hotmail.co" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81671 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 3084 "inscrito_id" => 9084 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NO CHÃO DA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS PARA A APLICABILIDADE DA LEI FEDERAL N°10.639/03" "resumo" => "APÓS 18 ANOS DA PROMULGAÇÃO DA LEI FEDERAL N°10.639/03, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, AINDA EXISTEM DESAFIOS PARA QUE A LEGISLAÇÃO SEJA EFETIVA NAS ESCOLAS. O RESULTADO DA INEFICÁCIA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI É QUE A CULTURA E A HISTÓRIA DO POVO NEGRO É INVISIBILIZADA E NEGADA, REFLETINDO DIRETAMENTE NA SUBJETIVIDADE DOS ALUNOS NEGROS AO NÃO SE VEREM REPRESENTADOS E VALORIZADOS. ASSIM, É NECESSÁRIO QUE A LEI SEJA EFETIVA NA ESCOLA, PARA QUE OS ALUNOS SE RECONHEÇAM ENQUANTO PESSOAS POLÍTICAS PERTENCENTES DE UMA COMUNIDADE, UMA VEZ QUE ESSA AÇÃO PODE PROMOVER O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DO POVO NEGRO. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE OS DESAFIOS PARA APLICABILIDADE DA LEI N°10.639/03 APÓS 18 ANOS DA SUA PROMULGAÇÃO E A PARTIR DO EXPOSTO, PROPOR UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA NO CHÃO DA ESCOLA. PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZAMOS O MÉTODO QUALITATIVO, POIS NOS PAUTAMOS NA ANÁLISE DOCUMENTAL DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. EM TERMOS TEÓRICOS, ESTA PESQUISA FUNDAMENTOU-SE NOS AUTORES DO GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE, QUE DISCUTEM SOBRE OS CONCEITOS DE COLONIALIDADE DO PODER, DO SABER E DO SER, OS QUAIS AGEM NA SUBJETIVIDADE DOS POVOS SUBALTERNIZADOS, INVIABILIZANDO A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO OUTRO QUE NÃO O EUROPEU (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2017, WALSH 2018)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO DECOLONIAL, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, LEI N°10.639/03" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID9084_05112021235318.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "SAMIRA MARTINS" "autor_email" => "samiraemartins@hotmail.co" "autor_ies" => "USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }