Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SURDAS.

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE SURDOS, LUDICIDADE, RECURSOS PEDAGÓGICOS, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81660
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3072
    "inscrito_id" => 1964
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SURDAS."
    "resumo" => "COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO EM UM PAÍS ONDE TEMOS CADA VEZ MAIS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS. A COMPREENSÃO DESSE PROCESSO, PROPORCIONA AO EDUCADOR UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS E POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS EM SUAS AULAS, UMA VEZ QUE, O USO DA LUDICIDADE DESEMPENHA UM PAPEL CRUCIAL PARA A APRENDIZAGEM DESSE PÚBLICO. SENDO ASSIM, NESSA ANALOGIA, ESSA PESQUISA SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE UM EDUCANDO EM DESCOBRIR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE UM ALFABETO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ. DESSA MANEIRA, ESSE ARTIGO BUSCAR RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ? COMO TODA PESQUISA CIENTIFICA É NORTEADA POR OBJETIVOS, DEFINIMOS OS SEGUINTES, DE FORMA GERAL: ANALISAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ; ESPECIFICAMENTE IREMOS: : 1) APLICAR UM TESTE DIAGNOSTICO PARA DESCOBRIR O CONHECIMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS SINAIS DO ALFABETO 2) UTILIZAR O ALFABETO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DO REFERIDO ALUNO; 3) ANALISAR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PARTIR DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPREENDER NA PRÁTICA COMO OCORRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ, TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM DOS SINAIS E ESCRITAS DAS LETRAS QUE FORMA O ALFABETO. A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA PROPORCIONOU GRANDES CONTRIBUIÇÕES E CONHECIMENTOS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE SURDOS, LUDICIDADE, RECURSOS PEDAGÓGICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID1964_05112021233922.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CANDIDO FREITAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CANDIDO FREITAS"
    "autor_email" => "candidofreitasls@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81660
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3072
    "inscrito_id" => 1964
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS SURDAS."
    "resumo" => "COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO EM UM PAÍS ONDE TEMOS CADA VEZ MAIS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS. A COMPREENSÃO DESSE PROCESSO, PROPORCIONA AO EDUCADOR UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS E POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS EM SUAS AULAS, UMA VEZ QUE, O USO DA LUDICIDADE DESEMPENHA UM PAPEL CRUCIAL PARA A APRENDIZAGEM DESSE PÚBLICO. SENDO ASSIM, NESSA ANALOGIA, ESSA PESQUISA SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE UM EDUCANDO EM DESCOBRIR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE UM ALFABETO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ. DESSA MANEIRA, ESSE ARTIGO BUSCAR RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ? COMO TODA PESQUISA CIENTIFICA É NORTEADA POR OBJETIVOS, DEFINIMOS OS SEGUINTES, DE FORMA GERAL: ANALISAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ; ESPECIFICAMENTE IREMOS: : 1) APLICAR UM TESTE DIAGNOSTICO PARA DESCOBRIR O CONHECIMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS SINAIS DO ALFABETO 2) UTILIZAR O ALFABETO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DO REFERIDO ALUNO; 3) ANALISAR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PARTIR DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPREENDER NA PRÁTICA COMO OCORRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ, TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM DOS SINAIS E ESCRITAS DAS LETRAS QUE FORMA O ALFABETO. A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA PROPORCIONOU GRANDES CONTRIBUIÇÕES E CONHECIMENTOS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, EDUCAÇÃO DE SURDOS, LUDICIDADE, RECURSOS PEDAGÓGICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID1964_05112021233922.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ CANDIDO FREITAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CANDIDO FREITAS"
    "autor_email" => "candidofreitasls@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO EM UM PAÍS ONDE TEMOS CADA VEZ MAIS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS. A COMPREENSÃO DESSE PROCESSO, PROPORCIONA AO EDUCADOR UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS E POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS EM SUAS AULAS, UMA VEZ QUE, O USO DA LUDICIDADE DESEMPENHA UM PAPEL CRUCIAL PARA A APRENDIZAGEM DESSE PÚBLICO. SENDO ASSIM, NESSA ANALOGIA, ESSA PESQUISA SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE UM EDUCANDO EM DESCOBRIR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE UM ALFABETO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ. DESSA MANEIRA, ESSE ARTIGO BUSCAR RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ? COMO TODA PESQUISA CIENTIFICA É NORTEADA POR OBJETIVOS, DEFINIMOS OS SEGUINTES, DE FORMA GERAL: ANALISAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ; ESPECIFICAMENTE IREMOS: : 1) APLICAR UM TESTE DIAGNOSTICO PARA DESCOBRIR O CONHECIMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS SINAIS DO ALFABETO 2) UTILIZAR O ALFABETO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DO REFERIDO ALUNO; 3) ANALISAR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PARTIR DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPREENDER NA PRÁTICA COMO OCORRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ, TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM DOS SINAIS E ESCRITAS DAS LETRAS QUE FORMA O ALFABETO. A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA PROPORCIONOU GRANDES CONTRIBUIÇÕES E CONHECIMENTOS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.