A INLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA REGULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM BALSAS/MA: UM ESTUDO DE CASO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79499 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 773 "titulo" => "A INLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA REGULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM BALSAS/MA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "NO BRASIL, O MOVIMENTO EM PROL DA DEMOCRATIZA??O DO ACESSO ? EDUCA??O ORIGINA-SE POR VOLTA DOS ANOS 90. A PARTIR DE ENT?O, A EDUCA??O PASSA A SER UMA PREOCUPA??O DAS AUTORIDADES E ESPECIALISTAS EDUCACIONAIS E UM DIREITO GARANTIDO A TODOS AQUELES QUE DELA NECESSITE. DE MODO IGUAL, ESSA PREOCUPA??O ESTENDE-SE AOS INDIV?DUOS PREOCUPADOS COM A INCLUS?O DO P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL QUE DURANTE LONGOS PER?ODOS DA HIST?RIA TIVERAM ESSE DIREITO NEGLIGENCIADO. DIANTE DESSE RACIOC?NIO, ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORRE A INCLUS?O DO ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA REGULAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA P?BLICA ESTADUAL DE BALSAS/MA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA PARA A CONSTRU??O TE?RICA DO TRABALHO. PARA A CONSTRU??O DOS DADOS CONTOU-SE COM A OBSERVA??O N?O PARTICIPANTE E COM O USO DE UMA ENTREVISTA ABERTA APLICADA A DOIS PROFESSORES QUE MANT?M CONTATO DIRETO COM O ALUNO. DERAM SUSTENTA??O TE?RICA A ESTE TRABALHO ORR? (2003), MANTOAN (2009), SANTOS (2013), CUNHA (2013) DENTRE OUTROS. POR FIM, OS RESULTADOS APONTARAM QUE PARA QUE HAJA A INCLUS?O SE FAZ NECESS?RIO MUDAN?AS DE PARADIGMAS E RUPTURAS DE VELHOS PROCESSOS E CONCEITOS. AL?M DISSO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE SE FAZEM NECESS?RIO ADAPTA??ES F?SICAS, CURRICULARES, METODOL?GICAS E PEDAG?GICAS EM RELA??O AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSE ALUNO PARA QUE N?O SEJA COMPROMETIDA SUA FORMA??O EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISMO, ENSINO REGULAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID773_16062021034635.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ GUSTAVO MARTINS" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO MARTINS" "autor_email" => "z.gustavo2009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79499 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 773 "titulo" => "A INLUSÃO DO ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA REGULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM BALSAS/MA: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "NO BRASIL, O MOVIMENTO EM PROL DA DEMOCRATIZA??O DO ACESSO ? EDUCA??O ORIGINA-SE POR VOLTA DOS ANOS 90. A PARTIR DE ENT?O, A EDUCA??O PASSA A SER UMA PREOCUPA??O DAS AUTORIDADES E ESPECIALISTAS EDUCACIONAIS E UM DIREITO GARANTIDO A TODOS AQUELES QUE DELA NECESSITE. DE MODO IGUAL, ESSA PREOCUPA??O ESTENDE-SE AOS INDIV?DUOS PREOCUPADOS COM A INCLUS?O DO P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL QUE DURANTE LONGOS PER?ODOS DA HIST?RIA TIVERAM ESSE DIREITO NEGLIGENCIADO. DIANTE DESSE RACIOC?NIO, ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORRE A INCLUS?O DO ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA REGULAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA P?BLICA ESTADUAL DE BALSAS/MA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA PARA A CONSTRU??O TE?RICA DO TRABALHO. PARA A CONSTRU??O DOS DADOS CONTOU-SE COM A OBSERVA??O N?O PARTICIPANTE E COM O USO DE UMA ENTREVISTA ABERTA APLICADA A DOIS PROFESSORES QUE MANT?M CONTATO DIRETO COM O ALUNO. DERAM SUSTENTA??O TE?RICA A ESTE TRABALHO ORR? (2003), MANTOAN (2009), SANTOS (2013), CUNHA (2013) DENTRE OUTROS. POR FIM, OS RESULTADOS APONTARAM QUE PARA QUE HAJA A INCLUS?O SE FAZ NECESS?RIO MUDAN?AS DE PARADIGMAS E RUPTURAS DE VELHOS PROCESSOS E CONCEITOS. AL?M DISSO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE SE FAZEM NECESS?RIO ADAPTA??ES F?SICAS, CURRICULARES, METODOL?GICAS E PEDAG?GICAS EM RELA??O AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSE ALUNO PARA QUE N?O SEJA COMPROMETIDA SUA FORMA??O EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISMO, ENSINO REGULAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID773_16062021034635.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ GUSTAVO MARTINS" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO MARTINS" "autor_email" => "z.gustavo2009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }