A PARTIR DA ANG?STIA CAUSADA PELO ALTO ?NDICE DE REPROVA??O DE ESTUDANTES MATRICULADOS NOS PRIMEIROS PER?ODOS DOS CURSOS T?CNICOS INTEGRADOS DE N?VEL M?DIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA??O, CI?NCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) NA DISCIPLINA DE MATEM?TICA 1 PROPOMOS A CONSTRU??O DE UM CURSO DE MATEM?TICA QUE TRABALHAR? COM CONCEITOS B?SICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VISANDO MELHOR ADAPTA??O DOS ESTUDANTES ? MATEM?TICA DO ENSINO M?DIO E POR CONSEQU?NCIA A MELHORIA DOS ?NDICES DE REPROVA??O E ABANDONO. NESTA PESQUISA ADOTAMOS COMO REFERENCIAL TE?RICO AS BASES CONCEITUAIS DA EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA E A TEORIA DAS SITUA??ES DID?TICAS DE GUY BROUSSEAU QUE TEM COMO FUNDO A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE PIAGET E PARA O REFERENCIAL METODOL?GICO NO DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO EDUCACIONAL A TEORIA DA APRENDIZAGEM COLETIVA DE PIERRE L?VY. PARA TANTO REALIZAREMOS UMA PESQUISA APLICADA QUALITATIVA. UTILIZAREMOS COMO FONTES DE DADOS REVIS?O BIBLIOGR?FICA, ENTREVISTAS ESTRUTURADAS POR MEIO DE FORMUL?RIO ELETR?NICO, AN?LISE DE DADOS INSTITUCIONAIS, SENDO ESSES DADOS COMPILADOS E ANALISADOS POR MEIO DA AN?LISE DE CONTE?DOS DE BARDIN. DESSA FORMA, VAMOS ELABORAR E APLICAR UM CURSO SEMIPRESENCIAL, OU SEJA, UM CURSO QUE TER? CARACTER?STICAS DO ENSINO PRESENCIAL COM O ENSINO ? DIST?NCIA, ABORDANDO CONTE?DOS DA MATEM?TICA FUNDAMENTAL PARA OS ESTUDANTES MATRICULADOS NO PRIMEIRO PER?ODO DOS CURSOS T?CNICOS INTEGRADOS DE N?VEL M?DIO EM EDIFICA??ES E EM INFORM?TICA DO IFMS CAMPUS JARDIM COM O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA E DIMINUIR OS ?NDICES DE REPROVA??O NA DISCIPLINA DE MATEM?TICA 1.