A PSICOMOTRICIDADE COMO RESCURSO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81528 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2913 "inscrito_id" => 5033 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE COMO RESCURSO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E DA GLOBALIZAÇÃO É MUITO COMUM OBSERVAR CRIANÇAS CONCENTRADAS EM APARELHOS ELETRÔNICOS, NA MAIORIA DAS VEZES DEIXANDO DE MOVIMENTAR-SE POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PRATICADAS POR SEUS PAIS NO PERÍODO DE SUA INFÂNCIA. ENTRETANTO, É POR MEIO DO MOVIMENTAR-SE E DO BRINCAR QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM HABILIDADES PRIMORDIAIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PLENO E INTEGRAL. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER E IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A PSICOMOTRICIDADE, SEUS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS E ANALISAR A POSSIBILIDADE DA INSERÇÃO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NAS SALAS DE AULA ONDE OCORREM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ADAPTANDO-AS CONFORME A NECESSIDADE DO ALUNO. UTILIZOU-SE O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE OS CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A PSICOMOTRICIDADE E AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. NO QUE TANGE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR É NECESSÁRIO QUE OS EDUCADORES TENHAM A CONSCIÊNCIA DOS BENEFÍCIOS E DOS MALEFÍCIOS QUE TAIS ATIVIDADES PODEM ACARRETAR AO ALUNO. NAS INSTITUIÇÕES ONDE HÁ EDUCAÇÃO INCLUSIVA O USO DA PSICOMOTRICIDADE PODE SER CONSIDERADA COMO UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL QUE VISE O DESENVOLVIMENTO MOTOR, PSÍQUICO E FÍSICO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES QUE TENHAM POR FINALIDADE A OBTENÇÃO E O MELHORAMENTO DE HABILIDADES TANTO DE FORMA INDIVIDUAL QUANTO COLETIVA, ESTIMULANDO ASSIM A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO POR MEIO DO CONVÍVIO DE TODOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID5033_05112021154343.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA KIANE DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KIANE MARTINS" "autor_email" => "ckiane.martins1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81528 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2913 "inscrito_id" => 5033 "titulo" => "A PSICOMOTRICIDADE COMO RESCURSO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA E DA GLOBALIZAÇÃO É MUITO COMUM OBSERVAR CRIANÇAS CONCENTRADAS EM APARELHOS ELETRÔNICOS, NA MAIORIA DAS VEZES DEIXANDO DE MOVIMENTAR-SE POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS PRATICADAS POR SEUS PAIS NO PERÍODO DE SUA INFÂNCIA. ENTRETANTO, É POR MEIO DO MOVIMENTAR-SE E DO BRINCAR QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVEM HABILIDADES PRIMORDIAIS PARA O SEU DESENVOLVIMENTO PLENO E INTEGRAL. O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER E IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A PSICOMOTRICIDADE, SEUS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS E ANALISAR A POSSIBILIDADE DA INSERÇÃO DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS NAS SALAS DE AULA ONDE OCORREM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ADAPTANDO-AS CONFORME A NECESSIDADE DO ALUNO. UTILIZOU-SE O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL PARA O LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE OS CONCEITOS E DEFINIÇÕES QUE CARACTERIZAM A PSICOMOTRICIDADE E AS ATIVIDADES PSICOMOTORAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS. NO QUE TANGE AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VISANDO O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR É NECESSÁRIO QUE OS EDUCADORES TENHAM A CONSCIÊNCIA DOS BENEFÍCIOS E DOS MALEFÍCIOS QUE TAIS ATIVIDADES PODEM ACARRETAR AO ALUNO. NAS INSTITUIÇÕES ONDE HÁ EDUCAÇÃO INCLUSIVA O USO DA PSICOMOTRICIDADE PODE SER CONSIDERADA COMO UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL QUE VISE O DESENVOLVIMENTO MOTOR, PSÍQUICO E FÍSICO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE ATIVIDADES QUE TENHAM POR FINALIDADE A OBTENÇÃO E O MELHORAMENTO DE HABILIDADES TANTO DE FORMA INDIVIDUAL QUANTO COLETIVA, ESTIMULANDO ASSIM A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO POR MEIO DO CONVÍVIO DE TODOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PROFESSOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID5033_05112021154343.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA KIANE DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KIANE MARTINS" "autor_email" => "ckiane.martins1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }