AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE GEOGRAFIA – UMA VISÃO SISTÊMICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81499 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2877 "inscrito_id" => 9387 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE GEOGRAFIA – UMA VISÃO SISTÊMICA" "resumo" => "AS TDIC SÃO PERCEBIDAS PELA EDUCAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUANDO ALINHADAS COM METODOLOGIAS ATIVAS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA TEORIZAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS, DANDO SIGNIFICADO AOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DO USO DAS TDIC NA PRÁTICA DOCENTE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO, A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E A LITERACIA COMPUTACIONAL. ESTA PESQUISA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TRAZ POR OBJETIVO A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. NESTA ETAPA DA EXECUÇÃO DA PESQUISA O OBJETIVO FOI SISTEMATIZAR OS AVANÇOS MAIS RECENTES REALIZADOS SOBRE O USO DAS TDICS ALINHADOS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. QUANTO A ABORDAGEM A PESQUISA É QUALITATIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SE CARACTERIZAM COMO BIBLIOGRÁFICA. NOS RESULTADOS DA ANÁLISE IDENTIFICOU-SE ESCOLHAS RECORRENTES NO CONTEÚDO CURRICULAR ABORDADO TAIS COMO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A CARTOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ALINHADAS AOS RECURSOS OFERECIDOS PELA TDIC, NÃO SÓ APOIAM O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS RESSIGNIFICAM O CONHECIMENTO SOBRE A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL POTENCIALIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E PROJETOS INTEGRADORES SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS PRESENTES. O PAPEL DO PROFESSOR É REITERADAMENTE EVIDENCIADO COMO FUNDAMENTAL E PREPONDERANTE NO SUCESSO DAS PRÁTICAS PROPOSTAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDIC, GEOGRAFIA, METODOLOGIAS ATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9387_05112021103637.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA FABICHAKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PAULA FABICHAKI" "autor_email" => "paulafabichaki@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81499 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2877 "inscrito_id" => 9387 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ESTUDO DE GEOGRAFIA – UMA VISÃO SISTÊMICA" "resumo" => "AS TDIC SÃO PERCEBIDAS PELA EDUCAÇÃO COMO UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR QUANDO ALINHADAS COM METODOLOGIAS ATIVAS. NO ENSINO DE GEOGRAFIA TEORIZAR E CONSTRUIR CONHECIMENTOS, DANDO SIGNIFICADO AOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A PARTIR DA INCORPORAÇÃO DO USO DAS TDIC NA PRÁTICA DOCENTE PROPORCIONA UMA APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADA COM A VIVÊNCIA DOS ALUNOS PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO, A CURIOSIDADE, O SENSO CRÍTICO E A LITERACIA COMPUTACIONAL. ESTA PESQUISA APRESENTA RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TRAZ POR OBJETIVO A ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DAS TDICS NA EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA. NESTA ETAPA DA EXECUÇÃO DA PESQUISA O OBJETIVO FOI SISTEMATIZAR OS AVANÇOS MAIS RECENTES REALIZADOS SOBRE O USO DAS TDICS ALINHADOS A METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. QUANTO A ABORDAGEM A PESQUISA É QUALITATIVA, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SE CARACTERIZAM COMO BIBLIOGRÁFICA. NOS RESULTADOS DA ANÁLISE IDENTIFICOU-SE ESCOLHAS RECORRENTES NO CONTEÚDO CURRICULAR ABORDADO TAIS COMO CONCEITOS GEOGRÁFICOS, A CARTOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO. O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS ALINHADAS AOS RECURSOS OFERECIDOS PELA TDIC, NÃO SÓ APOIAM O PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, MAS RESSIGNIFICAM O CONHECIMENTO SOBRE A TECNOLOGIA COMPUTACIONAL POTENCIALIZANDO ATIVIDADES CRIATIVAS NO ESPAÇO DA SALA DE AULA DE GEOGRAFIA. A GAMIFICAÇÃO, A SALA DE AULA INVERTIDA E PROJETOS INTEGRADORES SÃO AS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS PRESENTES. O PAPEL DO PROFESSOR É REITERADAMENTE EVIDENCIADO COMO FUNDAMENTAL E PREPONDERANTE NO SUCESSO DAS PRÁTICAS PROPOSTAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TDIC, GEOGRAFIA, METODOLOGIAS ATIVAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID9387_05112021103637.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA FABICHAKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PAULA FABICHAKI" "autor_email" => "paulafabichaki@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }