RESULTADOS E IMPACTOS DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81470 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2843 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "RESULTADOS E IMPACTOS DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA)" "resumo" => "O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA) FOI LANÇADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) EM 2007, DESTINADO À DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS, EM ESPECÍFICO, LAPTOPS E TABLETS, QUE DEVERIAM TORNAR AS AULAS MAIS INTERATIVAS, ATRATIVAS E FUNDAMENTADAS. TODAVIA, TEVE NASCIMENTO ABRUPTO, ASCENSÃO RÁPIDA, TRAJETÓRIA CURTA E MORTE SÚBITA EM 2013, APÓS CONSUMIR MAIS DE 320 MILHÕES DE REAIS. NO BRASIL, DESCONTINUIDADES TÊM MARCADO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CONFIGURANDO-AS COMO UM DOS OBSTÁCULOS À SUA CONSOLIDAÇÃO E À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO TEM ESCAMOTEADO A INCLUSÃO DIGITAL A PONTO DE NÃO INCLUIR NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) NENHUMA META RELACIONADA A ESTE ASPECTO, DENTRE AS 20 APROVADAS. A PARTIR DESSA PROBLEMATIZAÇÃO, ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR OS RESULTADOS E IMPACTOS DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL PROPOSTO PELO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA), MEDIANTE AS MUDANÇAS INTERMITENTES E AVANÇOS TECNOLÓGICOS, COMUNS À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. RESULTA DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA NOS PARÂMETROS DA ANÁLISE DOCUMENTAL. CONCLUI-SE QUE O PROUCA NÃO PRODUZIU OS IMPACTOS PREVISTOS, EXAURINDO-SE EM CURTO PRAZO, ANTES DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO POLÍTICA DE ESTADO, PORTANTO A INCLUSÃO DIGITAL PERMANECE ENQUANTO ASPIRAÇÃO E CAMINHA A DEPENDER DE INTERESSES DAS ELITES POLÍTICAS E OU DE INICIATIVAS PRIVADAS, NEM SEMPRE COMPROMISSADOS COM AS POPULAÇÕES DESFAVORECIDAS ECONOMICAMENTE. PORTANTO, A EXCLUSÃO DIGITAL PERSISTE, REVELANDO SUA FACE MAIS PERVERSA COM A PANDEMIA CAUSADA PELA DOENÇA COVID-19, INICIADA NO BRASIL EM MARÇO DE 2020, EXIGINDO A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PELO “ENSINO REMOTO EMERGÊNCIA” EM ÂMBITO NACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROUCA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2258_04112021202546.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS MARTINS GRANGEIRO " "autor_nome_curto" => "MATHEUS M. " "autor_email" => "martinsmatheus570@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB, CAMPUS I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81470 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2843 "inscrito_id" => 2258 "titulo" => "RESULTADOS E IMPACTOS DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA)" "resumo" => "O PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA) FOI LANÇADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) EM 2007, DESTINADO À DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS ÀS ESCOLAS PÚBLICAS, EM ESPECÍFICO, LAPTOPS E TABLETS, QUE DEVERIAM TORNAR AS AULAS MAIS INTERATIVAS, ATRATIVAS E FUNDAMENTADAS. TODAVIA, TEVE NASCIMENTO ABRUPTO, ASCENSÃO RÁPIDA, TRAJETÓRIA CURTA E MORTE SÚBITA EM 2013, APÓS CONSUMIR MAIS DE 320 MILHÕES DE REAIS. NO BRASIL, DESCONTINUIDADES TÊM MARCADO AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CONFIGURANDO-AS COMO UM DOS OBSTÁCULOS À SUA CONSOLIDAÇÃO E À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO TEM ESCAMOTEADO A INCLUSÃO DIGITAL A PONTO DE NÃO INCLUIR NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024) NENHUMA META RELACIONADA A ESTE ASPECTO, DENTRE AS 20 APROVADAS. A PARTIR DESSA PROBLEMATIZAÇÃO, ESTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR OS RESULTADOS E IMPACTOS DO PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL PROPOSTO PELO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO (PROUCA), MEDIANTE AS MUDANÇAS INTERMITENTES E AVANÇOS TECNOLÓGICOS, COMUNS À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. RESULTA DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA NOS PARÂMETROS DA ANÁLISE DOCUMENTAL. CONCLUI-SE QUE O PROUCA NÃO PRODUZIU OS IMPACTOS PREVISTOS, EXAURINDO-SE EM CURTO PRAZO, ANTES DE CONSTITUIR-SE ENQUANTO POLÍTICA DE ESTADO, PORTANTO A INCLUSÃO DIGITAL PERMANECE ENQUANTO ASPIRAÇÃO E CAMINHA A DEPENDER DE INTERESSES DAS ELITES POLÍTICAS E OU DE INICIATIVAS PRIVADAS, NEM SEMPRE COMPROMISSADOS COM AS POPULAÇÕES DESFAVORECIDAS ECONOMICAMENTE. PORTANTO, A EXCLUSÃO DIGITAL PERSISTE, REVELANDO SUA FACE MAIS PERVERSA COM A PANDEMIA CAUSADA PELA DOENÇA COVID-19, INICIADA NO BRASIL EM MARÇO DE 2020, EXIGINDO A SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PELO “ENSINO REMOTO EMERGÊNCIA” EM ÂMBITO NACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "SOCIEDADE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, PROUCA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2258_04112021202546.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS MARTINS GRANGEIRO " "autor_nome_curto" => "MATHEUS M. " "autor_email" => "martinsmatheus570@gmail.c" "autor_ies" => "UEPB, CAMPUS I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }