BUSCANDO PERCEBER A IMPORTÂNCIA QUE A MÚSICA POSSUI PARA DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA, PROCUROU-SE ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA AUXILIADORA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA CRIANÇA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO FORAM CONSULTADOS AUTORES COMO STORNIOLO (2016), TECA ALENCAR DE BRITO (2003), ENTRE OUTROS TEÓRICOS COMO VERA LÚCIA PESSAGNO BRÉSCIA (2003) E MONIQUE ANDRIES NOGUEIRA (2003). PARA FUNDAMENTAR ESTE TRABALHO ACADÊMICO UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. QUANTO A SUA NATUREZA OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLICATIVO ALÉM DA PESQUISA DE CAMPO DO TIPO ESTUDO DE CASO, COM QUESTIONÁRIO ABERTO. A PESQUISA OCORREU EM QUATRO ESCOLAS NA CIDADE DE BALSAS-MA, ONDE 10 PROFESSORES RECEBERAM UM QUESTIONÁRIO QUE CONTINHA SEIS PERGUNTAS REFERENTE À PRESENÇA DA MÚSICA NA SALA DE AULA. NO FINAL DA INVESTIGAÇÃO NOTOU SE QUE A PRESENÇA DE MÚSICAS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ACONTECE PARA ENTRE OUTROS FATORES, PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS AGRADÁVEL, E, AINDA, DESCONTRAÍDO PARA AS CRIANÇAS REALIZAREM SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.