INOVAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COMO MEIO PARA MELHORAR A AQUISIÇÃO DA LEITURA NA LINGUAGEM ESCRITA DO ESTUDANTE COM AUTISMO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81411 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2719 "inscrito_id" => 9302 "titulo" => "INOVAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COMO MEIO PARA MELHORAR A AQUISIÇÃO DA LEITURA NA LINGUAGEM ESCRITA DO ESTUDANTE COM AUTISMO" "resumo" => "ESTE TRABALHO DE INOVA??O EDUCACIONAL BUSCA MELHORAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS ATRAV?S DE OFICINAS TE?RICO-PR?TICOS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA LINGUAGEM ESCRITA ? ALUNOS AUTISTAS DO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PRIVADA DO RECIFE. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, FORAM IMPLEMENTADAS E APLICADAS QUATRO OFICINAS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES COM O PROP?SITO DE FORTALECIMENTO DE CONHECIMENTO TE?RICO PR?TICO PARA IMPULSIONAR E POTENCIALIZAR AS ESTRAT?GIAS DE AVALIA??O FORMATIVA COM INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE ACOMPANHEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PROPORCIONANDO RETORNO SIGNIFICATIVO DA EVOLU??O PEDAG?GICA. ESSA INOVA??O FOI PENSADA A PARTIR DO DIAGN?STICO E DA METODOLOGIA UTILIZADA QUALITATIVA DESCRITIVA. COM A AN?LISE FOFA FORAM DETECTADOS OS PONTOS FORTES E FRACOS. A REFLEX?O DOS DADOS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA APONTARAM ASPECTOS RELEVANTES E FUNDAMENTAIS QUE DIRECIONARAM E POSSIBILITARAM A ELABORA??O DESSA INOVA??O. PARA TAL, FOI ELABORADO UM PLANO DE INTERVEN??O EDUCATIVO, ATRAV?S DA IMPLEMENTA??O DE OFICINAS DESTINADAS AOS PROFESSORES PARA SENSIBILIZAR E TRANSMITIR CONHECIMENTOS SOBRE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS E ADAPTA??ES DE ATIVIDADES, A??ES DECISIVAS E CONSTRUTIVAS QUE CONDUZIRAM A INOVA??O. O MONITORAMENTO E O ACOMPANHAMENTO ACONTECERAM POR MEIO DE OBSERVA??ES ESTRUTURADAS. A AVALIA??O FINAL CONFIGUROU DEPOIMENTOS MENSUR?VEIS E ESSENCIAIS QUE VALIDARAM A SUA SIGNIFIC?NCIA. CONCLUI-SE QUE ESTA INOVA??O EDUCACIONAL CONSEGUIU POSICIONAR A IMPORT?NCIA DE RESPEITAR A SINGULARIDADE DO AUTISTA, CONHECER E ACOMPANHAR SEU CRESCIMENTO, FORTALECIDA E CONSOLIDADA POR ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SISTEM?TICOS E FORMATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INOVAÇÃO EDUCACIONAL, INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, AVALIAÇÃO FORMATIVA, FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID9302_01112021090011.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDINALVA MARIA SILVA DABREU" "autor_nome_curto" => "LINDINALVA D'ABREU" "autor_email" => "lindinalvabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DO CHILE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81411 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2719 "inscrito_id" => 9302 "titulo" => "INOVAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COMO MEIO PARA MELHORAR A AQUISIÇÃO DA LEITURA NA LINGUAGEM ESCRITA DO ESTUDANTE COM AUTISMO" "resumo" => "ESTE TRABALHO DE INOVA??O EDUCACIONAL BUSCA MELHORAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS ATRAV?S DE OFICINAS TE?RICO-PR?TICOS PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA NA LINGUAGEM ESCRITA ? ALUNOS AUTISTAS DO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA PRIVADA DO RECIFE. PARA ATINGIR ESSE OBJETIVO, FORAM IMPLEMENTADAS E APLICADAS QUATRO OFICINAS DIRECIONADAS AOS PROFESSORES COM O PROP?SITO DE FORTALECIMENTO DE CONHECIMENTO TE?RICO PR?TICO PARA IMPULSIONAR E POTENCIALIZAR AS ESTRAT?GIAS DE AVALIA??O FORMATIVA COM INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE ACOMPANHEM O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, PROPORCIONANDO RETORNO SIGNIFICATIVO DA EVOLU??O PEDAG?GICA. ESSA INOVA??O FOI PENSADA A PARTIR DO DIAGN?STICO E DA METODOLOGIA UTILIZADA QUALITATIVA DESCRITIVA. COM A AN?LISE FOFA FORAM DETECTADOS OS PONTOS FORTES E FRACOS. A REFLEX?O DOS DADOS DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA APONTARAM ASPECTOS RELEVANTES E FUNDAMENTAIS QUE DIRECIONARAM E POSSIBILITARAM A ELABORA??O DESSA INOVA??O. PARA TAL, FOI ELABORADO UM PLANO DE INTERVEN??O EDUCATIVO, ATRAV?S DA IMPLEMENTA??O DE OFICINAS DESTINADAS AOS PROFESSORES PARA SENSIBILIZAR E TRANSMITIR CONHECIMENTOS SOBRE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS E ADAPTA??ES DE ATIVIDADES, A??ES DECISIVAS E CONSTRUTIVAS QUE CONDUZIRAM A INOVA??O. O MONITORAMENTO E O ACOMPANHAMENTO ACONTECERAM POR MEIO DE OBSERVA??ES ESTRUTURADAS. A AVALIA??O FINAL CONFIGUROU DEPOIMENTOS MENSUR?VEIS E ESSENCIAIS QUE VALIDARAM A SUA SIGNIFIC?NCIA. CONCLUI-SE QUE ESTA INOVA??O EDUCACIONAL CONSEGUIU POSICIONAR A IMPORT?NCIA DE RESPEITAR A SINGULARIDADE DO AUTISTA, CONHECER E ACOMPANHAR SEU CRESCIMENTO, FORTALECIDA E CONSOLIDADA POR ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS AVALIATIVOS SISTEM?TICOS E FORMATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "INOVAÇÃO EDUCACIONAL, INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, AVALIAÇÃO FORMATIVA, FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID9302_01112021090011.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINDINALVA MARIA SILVA DABREU" "autor_nome_curto" => "LINDINALVA D'ABREU" "autor_email" => "lindinalvabreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DO CHILE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }