NO CEN?RIO ATUAL, O MUNDO VEM VIVENCIANDO UM MOMENTO AT?PICO E IMPREVIS?VEL, DEVIDO ? PANDEMIA COVID-19. A HUMANIDADE TEVE QUE ADAPTAR-SE A UM NOVO COMPORTAMENTO DE VIDA, TENDO COMO UMA DAS CONSEQU?NCIAS O ISOLAMENTO SOCIAL. DENTRE DIVERSAS MUDAN?AS A FORMA DE ENSINAR FOI UMA DAS ATIVIDADES BASTANTE AFETADA. NO ENSINO, FOI FUNDAMENTAL A COMUNIDADE ESCOLAR SE REINVENTAR: GESTORES, PROFESSORES, PAIS/RESPONS?VEIS, ALUNOS, TIVERAM QUE FAZER USO DAS M?DIAS DIGITAIS ATRAV?S DAS SALAS VIRTUAIS E DE OUTRAS M?DIAS DIGITAIS. O OBJETIVO DE NOSSO ESTUDO FOI SELECIONAR FOTOGRAFIAS SOBRE O MEIO AMBIENTE E TRABALHAR NA SALA VIRTUAL BUSCANDO SISTEMATIZAR OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS A PARTIR DA OBSERVA??O E DO ESTUDO DA RELA??O COM A NATUREZA, VALORIZANDO OS COSTUMES E DIVULGANDO TAIS CONHECIMENTOS COMO FORMA DE RELA??O MAIS SUSTENT?VEL COM O MEIO AMBIENTE. NA MEDIDA EM QUE O CAMPO ? RETRATADO A PARTIR DE UM ENQUADRAMENTO REPETIDO, ASSOCIANDO O TERRIT?RIO AO CLIMA, POBREZA, CALAMIDADE, ?XODO RURAL, DANDO ESPA?O PARA DETERMINADAS FONTES E A EXCLUS?O DE OUTRAS, A FOTOGRAFIA NOS APARECE COMO DESMISTIFICADOR DESSE IMAGIN?RIO. SELECIONAMOS COMO METODOLOGIA A PESQUISA DESCRITIVA E BIBLIOGR?FICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO INSTRUMENTO PARA COLETA E AN?LISE DE DUAS FOTOGRAFIAS J? TRABALHADAS NA SALA VIRTUAL. COMO PRIMEIRO RESULTADO, ENTENDEMOS QUE A UTILIZA??O DAS FOTOGRAFIAS FUNCIONOU N?O SOMENTE COMO MATERIAL REFLEXIVO SOBRE O MEIO AMBIENTE, SUAS CARACTER?STICAS E IMPORT?NCIA DE PRESERVA??O, MAS TAMB?M COMO DESMISTIFICADOR DE PRECONCEITOS RELACIONADOS ? SOCIEDADE DO CAMPO.