O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO REALIZADO A RESPEITO DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO. NO TEXTO É APRESENTADA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CONCEITO DE COMPETÊNCIA PERPASSANDO PELO CENÁRIO EMPRESARIAL ATÉ CHEGAR NO MEIO EDUCACIONAL. DURANTE O PERCURSO HISTÓRICO SÃO APRESENTADOS ALGUNS APONTAMENTOS QUANTO OS CAMINHOS TOMADOS PELA COMPETÊNCIA NO MUNDO, BEM COMO EM ALGUNS MARCOS LEGAIS BRASILEIROS QUE FIZERAM COM QUE A EDUCAÇÃO TIVESSE UM NOVO DIRECIONAMENTO NA ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PAUTADOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. O TEXTO CHAMA A ATENÇÃO SOBRE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA QUANTO O PAPEL DE CADA UM NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. PROPÕE ALGUMAS REFLEXÕES EM TORNO DO ENSINO COM BASE EM COMPETÊNCIAS, DEMONSTRANDO QUE POR MAIS CRÍTICAS QUE ESTE MODELO VENHA A SOFRER, ELE SURGIU A PARTIR DA NECESSIDADE DE MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO, BUSCANDO SUPERAR OS FRACASSOS EDUCACIONAIS E PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS.