A EDUCAÇÃO INCLUSIVA TEM COMO OBJETIVO INCLUIR TODOS, INDEPENDENTE DE QUALQUER DISTINÇÃO, NO ESPAÇO ESCOLAR. NO BRASIL, A LEGISLAÇÃO ASSEGURA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA ESCOLAR. PORÉM, AINDA EXISTEM MUITOS DESAFIOS QUE IMPEDEM A PLENA INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS REGULARES, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, QUE ACOLHE CRIANÇAS BEM PEQUENAS. NESSE CONTEXTO O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR QUAIS SÃO OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM FRENTE A CONCRETIZAÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA, ASSIM COMO ASSEGURA A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E AS CORRENTES TEÓRICAS ACEITAS ATUALMENTE. PARA CUMPRIR COM TAL OBJETIVO, O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DE UMA PESQUISA INTEGRADA DA BIBLIOGRAFIA EXISTENTE SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SOBRE OS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DESSA NOVA CONCEPÇÃO DE ENSINO NA REALIDADE BRASILEIRA. A MODALIDADE DA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO DE NATUREZA QUALITATIVA. A PARTIR DESSA PESQUISA PODE-SE CONCLUIR QUE NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PRINCIPALMENTE REFERENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, AINDA ENCONTRA MUITAS DIFICULDADES, DESTACAM-SE: A FALTA DE CAPACITAÇÃO NESSA ÁREA DE ATUAÇÃO PELOS PROFESSORES, A SUPERLOTAÇÃO DAS SALAS DE AULA, BEM COMO A FALTA DE ESTRUTURA DOS ESPAÇOS FÍSICOS DAS ESCOLAS.