A VERTICALIZAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO É CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE PELA OFERTA DE CURSOS
EM DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES. O INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS) É UMA
INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL QUE OFERECE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM
DIFERENTES NÍVEIS E MODALIDADES, PORTANTO VERTICALIZADA. DIANTE DESSA REALIDADE, O OBJETIVO DO
PRESENTE ESTUDO FOI ANALISAR A VERTICALIZAÇÃO DOS CURSOS OFERTADOS NO IFMS. O PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO NORTEADOR FOI A PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, DE ANÁLISE DOCUMENTAL
E BIBLIOGRÁFICA, PRINCIPALMENTE POR MEIO DA BUSCA ATIVA DE INFORMAÇÕES NO ENDEREÇO ELETRÔNICO DA
INSTITUIÇÃO. EM RELAÇÃO A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO IFMS FOI OBSERVADO QUE EM TODOS OS CAMPI
HÁ UMA RELAÇÃO DE PROXIMIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (CURSOS DE BACHARELADO E/OU TECNOLÓGICOS)
COM A EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DOS CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E/OU ENSINO MÉDIO DE
NÍVEL TÉCNICO. TODAVIA, AINDA FALTA UMA EXPANSÃO DE OFERTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
VERTICALIZADOS, TANTO STRICTO SENSU COMO LATO SENSU. DE MODO GERAL, A OFERTA DO ENSINO NOS CAMPI
DO IFMS APRESENTA UMA ESTRUTURA DE ENSINO VERTICALIZADA COMPATÍVEL COM SEUS EIXOS TECNOLÓGICOS,
COM EXCEÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO