CONSTATA-SE QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) TEM AUMENTADO, REFLETINDO NO CONTEXTO ESCOLAR, CRESCENDO TAMBÉM A QUANTIDADE DE TRABALHOS ACERCA DO TEMA EM TODO MUNDO. O PORTADOR DE TEA PODE DESENVOLVER DIVERSOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E TER DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO NOS PROCESSOS ESCOLARES CONVENCIONAIS. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI INVESTIGAR ESTRATÉGIAS QUE INTERFEREM DE MANEIRA DIRETA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS PORTADORES DO TRANSTORNO. PARA ISTO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA, A PARTIR DE BUSCAS DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DISPONIBILIZADOS NA ÍNTEGRA NAS BASES DE DADOS SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E PUBMED. OBSERVOU-SE QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, MUITAS VEZES, NÃO APRESENTAM MUITO CONHECIMENTO ACERCA DESTE TRANSTORNO. POR ISSO, METODOLOGIAS DE ENSINO QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DESSES ALUNOS SÃO NECESSÁRIAS, POIS ESTE SE FAZ UM PROCESSO COMPLEXO TANTO PARA O DOCENTE QUANTO PARA OS DISCENTES.