O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPQ) QUE TEVE O INTUITO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES AO TRABALHO DOCENTE E À ESCOLARIZAÇÃO FEMININA EM CORUMBÁ/MT3 NOS JORNAIS LOCAIS, ENTRE 1909 E1949.PORTANTO, ESSA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA COLETA DE MATERIAL RELATIVO ÀS REPRESENTAÇÕES
CULTURAIS VEICULADAS PELOS HEBDOMADÁRIOS CORUMBAENSES. PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO NOS JORNAIS
“CORREIO DO ESTADO” E “TRIBUNA” DISPONÍVEIS NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL. O ESTUDO É
DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER DE REVISÃO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI REALIZADO
UM LEVANTAMENTO INICIAL COM BASE EM 12 DESCRITORES: ALUMNO4 (ALUNO); ALUMNA (ALUNA); FEMININO;
FEMININA; FEMINISMO; FEMINISTA; MULHER; MULHERES; PROFESSOR; PROFESSORA; PROFESSORES E PROFESSORAS. DE
MODO GERAL, O HEBDOMADÁRIO CORREIO DO ESTADO NOS RETORNOU RESULTADOS POSITIVOS, APRESENTANDO 172
OCORRÊNCIAS; E NO PERIÓDICO TRIBUNA, FORAM ENCONTRADOS 214 RESULTADOS. EM RELAÇÃO AO ASPECTO ESCOLAR,
CONSTATAMOS A PRESENÇA DAS PROFESSORAS (84 RESULTADOS) E A AUSÊNCIA DAS ALUNAS (APENAS OITO MENÇÕES). ASSIM, A PESQUISA REVELOU A EXISTÊNCIA DE POUCOS TRABALHOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO FEMININA E UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MENÇÕES ÀS PROFESSORAS, REFLETINDO O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO.