Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUSÊNCIAS E PRESENÇAS DE PROFESSORAS E ALUNAS NA IMPRENSA DE CORUMBÁ/MT (1909 -1949)

Palavra-chaves: TRABALHO DOCENTE, CORUMBÁ, JORNAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SUL MATOGROSSENSE, ESCOLARIZAÇÃO FEMININA Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
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      O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPQ) QUE TEVE O INTUITO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES AO TRABALHO DOCENTE E À ESCOLARIZAÇÃO FEMININA EM CORUMBÁ/MT3 NOS JORNAIS LOCAIS, ENTRE 1909 E1949.PORTANTO, ESSA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA COLETA DE MATERIAL RELATIVO ÀS REPRESENTAÇÕES \r\n
      CULTURAIS VEICULADAS PELOS HEBDOMADÁRIOS CORUMBAENSES. PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO NOS JORNAIS \r\n
      “CORREIO DO ESTADO” E “TRIBUNA” DISPONÍVEIS NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL. O ESTUDO É\r\n
      DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER DE REVISÃO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI REALIZADO \r\n
      UM LEVANTAMENTO INICIAL COM BASE EM 12 DESCRITORES: ALUMNO4 (ALUNO); ALUMNA (ALUNA); FEMININO; \r\n
      FEMININA; FEMINISMO; FEMINISTA; MULHER; MULHERES; PROFESSOR; PROFESSORA; PROFESSORES E PROFESSORAS. DE \r\n
      MODO GERAL, O HEBDOMADÁRIO CORREIO DO ESTADO NOS RETORNOU RESULTADOS POSITIVOS, APRESENTANDO 172\r\n
      OCORRÊNCIAS; E NO PERIÓDICO TRIBUNA, FORAM ENCONTRADOS 214 RESULTADOS. EM RELAÇÃO AO ASPECTO ESCOLAR, \r\n
      CONSTATAMOS A PRESENÇA DAS PROFESSORAS (84 RESULTADOS) E A AUSÊNCIA DAS ALUNAS (APENAS OITO MENÇÕES). ASSIM, A PESQUISA REVELOU A EXISTÊNCIA DE POUCOS TRABALHOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO FEMININA E UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MENÇÕES ÀS PROFESSORAS, REFLETINDO O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO.
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA ALGUNS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPQ) QUE TEVE O INTUITO DE REALIZAR UM LEVANTAMENTO DE DADOS REFERENTES AO TRABALHO DOCENTE E À ESCOLARIZAÇÃO FEMININA EM CORUMBÁ/MT3 NOS JORNAIS LOCAIS, ENTRE 1909 E1949.PORTANTO, ESSA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DA COLETA DE MATERIAL RELATIVO ÀS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS VEICULADAS PELOS HEBDOMADÁRIOS CORUMBAENSES. PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO NOS JORNAIS “CORREIO DO ESTADO” E “TRIBUNA” DISPONÍVEIS NA HEMEROTECA DIGITAL DA BIBLIOTECA NACIONAL. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER DE REVISÃO. EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO INICIAL COM BASE EM 12 DESCRITORES: ALUMNO4 (ALUNO); ALUMNA (ALUNA); FEMININO; FEMININA; FEMINISMO; FEMINISTA; MULHER; MULHERES; PROFESSOR; PROFESSORA; PROFESSORES E PROFESSORAS. DE MODO GERAL, O HEBDOMADÁRIO CORREIO DO ESTADO NOS RETORNOU RESULTADOS POSITIVOS, APRESENTANDO 172 OCORRÊNCIAS; E NO PERIÓDICO TRIBUNA, FORAM ENCONTRADOS 214 RESULTADOS. EM RELAÇÃO AO ASPECTO ESCOLAR, CONSTATAMOS A PRESENÇA DAS PROFESSORAS (84 RESULTADOS) E A AUSÊNCIA DAS ALUNAS (APENAS OITO MENÇÕES). ASSIM, A PESQUISA REVELOU A EXISTÊNCIA DE POUCOS TRABALHOS QUE SE DEBRUÇAM SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO FEMININA E UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE MENÇÕES ÀS PROFESSORAS, REFLETINDO O PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO.

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