O PRESENTE ARTIGO SE TRATA DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ORIENTADA A UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, SOBRETUDO DO MOVIMENTO LGBT, CARACTERIZADOS POR SUAS AÇÕES COORDENADAS AS QUAIS SEGUEM UM MESMO FLUXO NA BUSCA DE UM EQUILÍBRIO DE FORÇAS POLÍTICAS NA DEMANDA EXPLORADA, QUE NESSE ESTUDO FAZ REFERÊNCIA AO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. INICIALMENTE, FAZEMOS UMA BREVE CONCEITUAÇÃO HISTÓRICA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, ALÉM DO PRÓPRIO MOVIMENTO LGBT E SUA INDUBITÁVEL RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO. EM SEGUIDA, DEPOIS DE ENCONTRAR OS ARTIGOS RELACIONADOS A TEMÁTICA DA PESQUISA, APÓS A APLICAÇÃO DOS DESCRITORES NA BASE DE DADOS ESCOLHIDA, FOI POSSÍVEL CONDUZIR A DISCUSSÃO PROPOSTA. OS RESULTADOS APONTARAM À UMA INFLUÊNCIA POSITIVA DO MOVIMENTO LGBT NA EDUCAÇÃO, AO MESMO TEMPO QUE É PERCEBIDO RETROCESSOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, EM FUNÇÃO DE UM CENÁRIO CONSERVADOR, EM QUE O ENSINO SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA AINDA É VISTO COMO UM TABU, CORROBORANDO PARA A PERMANÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. DESSA FORMA, HÁ O RECONHECIMENTO DAS LUTAS E O PORQUÊ DA ESCASSEZ DE PRODUÇÃO NA ÁREA, VISTO SER UM TEMA DE EXTREMA RELEVÂNCIA.