ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM FÍSICA NO BRASIL, TENDO COMO BASE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA EREM QUINTINO BOCAIÚVA- CAMOCIM DE SÃO FÉLIX/ PE, O QUAL FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. COMO METODOLOGIA DE ANÁLISE DE DADOS SEGUIMOS O QUE PROPÕE BARDIN. A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE CUNHO TEÓRICO E OS RESULTADOS OBTIDOS, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA TECER E DISCUTIR AS DIFICULDADES PARA UMA FORMAÇÃO EFETIVA DA APRENDIZAGEM. EM SEU DESENVOLVIMENTO FOI EVIDENCIADO QUE O ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL, ASSIM COMO DA INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADA A PESQUISA, ULTRAPASSA POR VÁRIAS DIFICULDADES QUE NÃO SÃO DE EXCLUSIVIDADE DE UMA ÉPOCA. SÃO UM CONJUNTO DE MAL HÁBITOS QUE REFLETEM OS PERCALÇOS PARA UM DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE FÍSICA NO PAÍS. PARA MAIS, A PESQUISA TRAZ COMO RESULTADO RELATOS DE UM ENSINO TRADICIONAL DE AULAS EXPOSITIVAS COM O USO EXCESSIVO DO LIVRO DIDÁTICO, AULAS DESCONTEXTUALIZADAS, ALUNOS DESMOTIVADOS E UMA APRENDIZAGEM TÉCNICA, MECANIZADA E VOLTADA PARA TESTES. PARA A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS, TOMAMOS COMO REFERÊNCIA AS CONCEPÇÕES DE ALGUNS AUTORES QUE DISCUTEM O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO BRASIL.