O PRESENTE ARTIGO SE PROPÕE ANALISAR O POTENCIAL DA METÁFORA NA ORGANIZAÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA. NO ESTUDO, SÃO REALÇADAS AS POTENCIALIDADES DA METÁFORA NA ORGANIZAÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO E ATUAÇÃO COMO OPERADOR COGNITIVO DE RELIGAÇÃO DA REALIDADE. NO ESTUDO BUSCA-SE FUNDAMENTOS EM LÉVI-STRAUSS (1976) E MORIN (2007; 2015) E A IDEIA DO ARTESANATO INTELECTUAL, METÁFORA DO FAZER PESQUISA, É TOMADA EM INTERLOCUÇÃO COM ORTIZ (2002) E MILLS (1980). ALÉM DISSO, SÃO ENFATIZADOS ASPECTOS IMPRESCINDÍVEIS À COMPOSIÇÃO DA HISTÓRIA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA, ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EM GATTI JÚNIOR (2007; 2002) E MAGALHÃES (2004; 1998). NO QUE SE REFERE A METODOLOGIA, TRATA-SE DE UM ESTUDO DE NATUREZA QUALITATIVA DENTRO DA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E AS INFORMAÇÕES COLETADAS SÃO COLETADAS A PARTIR DA FONTE DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE AS METÁFORAS PERMEIAM O COTIDIANO E A CULTURA, ATUANDO DE MANEIRA INCONSCIENTE, SUA SIMBOLOGIA AUXILIA O ATO COMUNICATIVO E ASSIM É INEVITÁVEL NÃO SE FAZER O USO DE METÁFORAS, NA ELABORAÇÃO DAS NARRATIVAS HISTÓRICAS, POSTO QUE TRAZEM LEVEZA E POÉTICA PARA O TEXTO.