A PROBLEMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA QUÍMICA NA 1ª SERIE DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR WALL FERRAZ
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81176 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2263 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "A PROBLEMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA QUÍMICA NA 1ª SERIE DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR WALL FERRAZ" "resumo" => "DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (2008) A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO ESTÃO NA QUALIDADE E NÃO NA QUANTIDADE DE CONCEITOS, AOS QUAIS SE BUSCA DAR SIGNIFICADO NOS QUATRO COMPONENTES CURRICULARES. ASSIM, PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO CRIAR UMA FORMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, ATRAVÉS DE ABORDAGENS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, PARA MELHORAR PERCEPÇÃO E A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR WALL FERRAZ NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI, SOBRE A QUÍMICA E CONDUZI-LOS A UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA FOI UMA PESQUISA DE CAMPO, E O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO EM SALA DE AULA, CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS EM UM UNIVERSO DE 42 ALUNOS. ONDE 38% DISSERAM QUE GOSTAM DE QUÍMICA, 30% RESPONDERAM QUE GOSTAM MAIS OU MENOS E 32% QUE NÃO GOSTAM. AO DETERMINAR O PERCENTUAL DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, TEMOS UM INDICATIVO QUE MUITOS DELES QUANDO CONCLUÍREM A 1º SÉRIE TERÃO PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE PARTE DOS ESTUDANTES NÃO GOSTA DA DISCIPLINA E SUAS DIFICULDADES ESTÃO RELACIONADAS À FALTA DE AULAS EXPERIMENTAIS, O DOMÍNIO DE UM CONHECIMENTO PRÉVIO DE MATEMÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DE CÁLCULOS QUÍMICOS. PARA CHEGAR AO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES, FAZ-SE NECESSÁRIO ESTUDO APROFUNDADO E, PORTANTO, VEMOS ESSA PESQUISA COMO UM DIRECIONAMENTO PARA FUTUROS ESTUDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTUDANTES, RESULTADOS, INDICATIVO, EXPERIMENTAIS, CONHECIMENTO PRÉVIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID7957_30092021211221.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO DE MATOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "RICARDO MATOS" "autor_email" => "ricardomatos.sousa@hotmai" "autor_ies" => "FACULDADE UNINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81176 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2263 "inscrito_id" => 7957 "titulo" => "A PROBLEMÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA QUÍMICA NA 1ª SERIE DO ENSINO MÉDIO NA UNIDADE ESCOLAR WALL FERRAZ" "resumo" => "DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (2008) A IMPORTÂNCIA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO ESTÃO NA QUALIDADE E NÃO NA QUANTIDADE DE CONCEITOS, AOS QUAIS SE BUSCA DAR SIGNIFICADO NOS QUATRO COMPONENTES CURRICULARES. ASSIM, PRETENDE-SE COM ESTE TRABALHO CRIAR UMA FORMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, ATRAVÉS DE ABORDAGENS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, PARA MELHORAR PERCEPÇÃO E A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA UNIDADE ESCOLAR WALL FERRAZ NA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI, SOBRE A QUÍMICA E CONDUZI-LOS A UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA ADOTADA FOI UMA PESQUISA DE CAMPO, E O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO EM SALA DE AULA, CONTENDO PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS EM UM UNIVERSO DE 42 ALUNOS. ONDE 38% DISSERAM QUE GOSTAM DE QUÍMICA, 30% RESPONDERAM QUE GOSTAM MAIS OU MENOS E 32% QUE NÃO GOSTAM. AO DETERMINAR O PERCENTUAL DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS, TEMOS UM INDICATIVO QUE MUITOS DELES QUANDO CONCLUÍREM A 1º SÉRIE TERÃO PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE PARTE DOS ESTUDANTES NÃO GOSTA DA DISCIPLINA E SUAS DIFICULDADES ESTÃO RELACIONADAS À FALTA DE AULAS EXPERIMENTAIS, O DOMÍNIO DE UM CONHECIMENTO PRÉVIO DE MATEMÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DE CÁLCULOS QUÍMICOS. PARA CHEGAR AO DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES, FAZ-SE NECESSÁRIO ESTUDO APROFUNDADO E, PORTANTO, VEMOS ESSA PESQUISA COMO UM DIRECIONAMENTO PARA FUTUROS ESTUDOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ESTUDANTES, RESULTADOS, INDICATIVO, EXPERIMENTAIS, CONHECIMENTO PRÉVIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID7957_30092021211221.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO DE MATOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "RICARDO MATOS" "autor_email" => "ricardomatos.sousa@hotmai" "autor_ies" => "FACULDADE UNINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }