Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL E A ESCOLARIZAÇÃO: A TAREFA DOCENTE DE REGREDIR A SERVIÇO DO EGO

Palavra-chaves: ESCOLARIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, DOCÊNCIA, REGRESSÃO A SERVIÇO DO EGO, WINNICOTT Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81231 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 8560 "titulo" => """ DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL E A\r\n ESCOLARIZAÇÃO: A TAREFA DOCENTE DE REGREDIR A\r\n SERVIÇO DO EGO """ "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CAPACIDADE DOCENTE DE “REGREDIR A SERVIÇO DO EGO” E SEU REFLEXO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTUDO DO FILME FRANCÊS “SER E TER”. O APORTE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO OCORREU APOIANDO-SE NA TEORIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL DO PSICANALISTA INGLÊS DONALD WINNICOTT (2000; 1983), ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DE CEREZER E OUTEIRAL (2011) E GALVÁN (2012). WINNICOTT FORNECE CONCEITOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, UNINDO AS DIMENSÕES PSICODINÂMICAS DO INDIVÍDUO E AMBIENTAIS NO SEU PROCESSO DE AMADURECIMENTO. A METODOLOGIA DO TRABALHO PAUTOU-SE EM UM ESTUDO DE CASO, TRATANDO-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FÍLMICA COM A FINALIDADE DE INTERPRETAR OS COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR GEORGES LOPEZ. O PRINCIPAL RESULTADO FOI A CONSTATAÇÃO DE QUE O PROFESSOR REGREDIU A SERVIÇO DO EGO, POIS SE COLOCA NO LUGAR DE SEUS ALUNOS, É DEDICADO, ESTIMULA O ALUNADO, É PACIFICADOR, DENTRE OUTRAS CONFIRMAÇÕES OBSERVADAS NO FILME E FUNDAMENTADAS NA TEORIA DE WINNICOTT.ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CAPACIDADE DOCENTE DE “REGREDIR A SERVIÇO DO EGO” E SEU REFLEXO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTUDO DO FI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, DOCÊNCIA, REGRESSÃO A SERVIÇO DO EGO, WINNICOTT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID8560_30092021223756.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA CRISTINA SOUSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "HELOISA FERNANDES" "autor_email" => "helocsf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81231 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2326 "inscrito_id" => 8560 "titulo" => """ DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL E A\r\n ESCOLARIZAÇÃO: A TAREFA DOCENTE DE REGREDIR A\r\n SERVIÇO DO EGO """ "resumo" => "ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CAPACIDADE DOCENTE DE “REGREDIR A SERVIÇO DO EGO” E SEU REFLEXO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTUDO DO FILME FRANCÊS “SER E TER”. O APORTE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO OCORREU APOIANDO-SE NA TEORIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL DO PSICANALISTA INGLÊS DONALD WINNICOTT (2000; 1983), ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DE CEREZER E OUTEIRAL (2011) E GALVÁN (2012). WINNICOTT FORNECE CONCEITOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, UNINDO AS DIMENSÕES PSICODINÂMICAS DO INDIVÍDUO E AMBIENTAIS NO SEU PROCESSO DE AMADURECIMENTO. A METODOLOGIA DO TRABALHO PAUTOU-SE EM UM ESTUDO DE CASO, TRATANDO-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FÍLMICA COM A FINALIDADE DE INTERPRETAR OS COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR GEORGES LOPEZ. O PRINCIPAL RESULTADO FOI A CONSTATAÇÃO DE QUE O PROFESSOR REGREDIU A SERVIÇO DO EGO, POIS SE COLOCA NO LUGAR DE SEUS ALUNOS, É DEDICADO, ESTIMULA O ALUNADO, É PACIFICADOR, DENTRE OUTRAS CONFIRMAÇÕES OBSERVADAS NO FILME E FUNDAMENTADAS NA TEORIA DE WINNICOTT.ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CAPACIDADE DOCENTE DE “REGREDIR A SERVIÇO DO EGO” E SEU REFLEXO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTUDO DO FI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, DOCÊNCIA, REGRESSÃO A SERVIÇO DO EGO, WINNICOTT" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID8560_30092021223756.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISA CRISTINA SOUSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "HELOISA FERNANDES" "autor_email" => "helocsf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CAPACIDADE DOCENTE DE “REGREDIR A SERVIÇO DO EGO” E SEU REFLEXO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTUDO DO FILME FRANCÊS “SER E TER”. O APORTE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO OCORREU APOIANDO-SE NA TEORIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL DO PSICANALISTA INGLÊS DONALD WINNICOTT (2000; 1983), ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DE CEREZER E OUTEIRAL (2011) E GALVÁN (2012). WINNICOTT FORNECE CONCEITOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, UNINDO AS DIMENSÕES PSICODINÂMICAS DO INDIVÍDUO E AMBIENTAIS NO SEU PROCESSO DE AMADURECIMENTO. A METODOLOGIA DO TRABALHO PAUTOU-SE EM UM ESTUDO DE CASO, TRATANDO-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FÍLMICA COM A FINALIDADE DE INTERPRETAR OS COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR GEORGES LOPEZ. O PRINCIPAL RESULTADO FOI A CONSTATAÇÃO DE QUE O PROFESSOR REGREDIU A SERVIÇO DO EGO, POIS SE COLOCA NO LUGAR DE SEUS ALUNOS, É DEDICADO, ESTIMULA O ALUNADO, É PACIFICADOR, DENTRE OUTRAS CONFIRMAÇÕES OBSERVADAS NO FILME E FUNDAMENTADAS NA TEORIA DE WINNICOTT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.