Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: ROLETA ORGÂNICA.

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS, FUNÇÕES ORGÂNICAS, ROLETA ORGÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81058
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2126
    "inscrito_id" => 2363
    "titulo" => "O LÚDICO COMO FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: ROLETA ORGÂNICA."
    "resumo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS VEM DENOTANDO PONTOS POSITIVOS, CONSIDER?VEIS E RELEVANTES QUANDO EXECUTADOS NO ?MBITO EDUCACIONAL, SENDO APONTADAS COMO ALIADAS NA COGNI??O DOS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA. ESSA ESTRAT?GIA POSSIBILITA POR MEIO DO L?DICO QUE OS ALUNOS SEJAM INSTIGADOS E ESTIMULADOS A INTERAGIREM UNS COM OS OUTROS DE FORMA QUE VENHA FAVORECER NA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO E NA FIXA??O DA TEM?TICA RETRATADA. SOBRETUDO O ENSINO DE QU?MICA, ASSIM COMO OUTRAS DISCIPLINAS QUE PERTENCEM ? ?REA DE EXATAS, TORNA-SE UMA CI?NCIA ABSTRATA NA CONCEP??O DOS ESTUDANTES POR N?O TEREM UM SENSO CR?TICO AGU?ADO SOBRE OS CONTEXTOS EM QUE ELA ATUA. ADEMAIS, QUANDO O EDUCADOR FAZ USO DE M?TODOS CONTEUDISTAS E TRADICIONAIS, DIFICULTA AINDA MAIS A COMPREENS?O DO ASSUNTO. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEM COMO INTUITO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO E A APLICA??O DO JOGO ROLETA ORG?NICA, CONTEXTUALIZANDO O CONTE?DO DE FUN??ES ORG?NICAS OXIGENADAS, NA QUAL FOI DESENVOLVIDA POR UM GRUPO DE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO DE QU?MICA DA UEPB, EM UMA ESCOLA P?BLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, DURANTE AS AULAS REMOTAS. POSTERIORMENTE ? COLETA DE DADOS, FOI PERCEPT?VEL QUE POR MEIO DA ROLETA ORG?NICA FOI POSS?VEL PROMOVER A INTERA??O ENTRES OS DISCENTES, FAVORECENDO NO SEU ENTENDIMENTO E CONTRIBUINDO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DE FORMA EFICAZ. PORTANTO, ? IMPRESCIND?VEL A UTILIZA??O DE ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE FACILITEM A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA E DIN?MICA, CAPAZ DE INCENTIVAR OS EDUCANDOS A APRENDEREM E PROMOVER A EFETIVA??O DOS CONHECIMENTOS ABORDADOS EM AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS, FUNÇÕES ORGÂNICAS, ROLETA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2363_30092021142858.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRYELLE BRITO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRYELLE SILVA"
    "autor_email" => "gabryellemendler@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81058
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2126
    "inscrito_id" => 2363
    "titulo" => "O LÚDICO COMO FACILITADOR NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: ROLETA ORGÂNICA."
    "resumo" => "O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS VEM DENOTANDO PONTOS POSITIVOS, CONSIDER?VEIS E RELEVANTES QUANDO EXECUTADOS NO ?MBITO EDUCACIONAL, SENDO APONTADAS COMO ALIADAS NA COGNI??O DOS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA. ESSA ESTRAT?GIA POSSIBILITA POR MEIO DO L?DICO QUE OS ALUNOS SEJAM INSTIGADOS E ESTIMULADOS A INTERAGIREM UNS COM OS OUTROS DE FORMA QUE VENHA FAVORECER NA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO E NA FIXA??O DA TEM?TICA RETRATADA. SOBRETUDO O ENSINO DE QU?MICA, ASSIM COMO OUTRAS DISCIPLINAS QUE PERTENCEM ? ?REA DE EXATAS, TORNA-SE UMA CI?NCIA ABSTRATA NA CONCEP??O DOS ESTUDANTES POR N?O TEREM UM SENSO CR?TICO AGU?ADO SOBRE OS CONTEXTOS EM QUE ELA ATUA. ADEMAIS, QUANDO O EDUCADOR FAZ USO DE M?TODOS CONTEUDISTAS E TRADICIONAIS, DIFICULTA AINDA MAIS A COMPREENS?O DO ASSUNTO. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEM COMO INTUITO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO E A APLICA??O DO JOGO ROLETA ORG?NICA, CONTEXTUALIZANDO O CONTE?DO DE FUN??ES ORG?NICAS OXIGENADAS, NA QUAL FOI DESENVOLVIDA POR UM GRUPO DE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO DE QU?MICA DA UEPB, EM UMA ESCOLA P?BLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, DURANTE AS AULAS REMOTAS. POSTERIORMENTE ? COLETA DE DADOS, FOI PERCEPT?VEL QUE POR MEIO DA ROLETA ORG?NICA FOI POSS?VEL PROMOVER A INTERA??O ENTRES OS DISCENTES, FAVORECENDO NO SEU ENTENDIMENTO E CONTRIBUINDO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DE FORMA EFICAZ. PORTANTO, ? IMPRESCIND?VEL A UTILIZA??O DE ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE FACILITEM A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA E DIN?MICA, CAPAZ DE INCENTIVAR OS EDUCANDOS A APRENDEREM E PROMOVER A EFETIVA??O DOS CONHECIMENTOS ABORDADOS EM AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS, FUNÇÕES ORGÂNICAS, ROLETA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2363_30092021142858.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRYELLE BRITO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRYELLE SILVA"
    "autor_email" => "gabryellemendler@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB - UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS VEM DENOTANDO PONTOS POSITIVOS, CONSIDER?VEIS E RELEVANTES QUANDO EXECUTADOS NO ?MBITO EDUCACIONAL, SENDO APONTADAS COMO ALIADAS NA COGNI??O DOS CONTE?DOS ABORDADOS EM SALA. ESSA ESTRAT?GIA POSSIBILITA POR MEIO DO L?DICO QUE OS ALUNOS SEJAM INSTIGADOS E ESTIMULADOS A INTERAGIREM UNS COM OS OUTROS DE FORMA QUE VENHA FAVORECER NA CONSTRU??O DO CONHECIMENTO E NA FIXA??O DA TEM?TICA RETRATADA. SOBRETUDO O ENSINO DE QU?MICA, ASSIM COMO OUTRAS DISCIPLINAS QUE PERTENCEM ? ?REA DE EXATAS, TORNA-SE UMA CI?NCIA ABSTRATA NA CONCEP??O DOS ESTUDANTES POR N?O TEREM UM SENSO CR?TICO AGU?ADO SOBRE OS CONTEXTOS EM QUE ELA ATUA. ADEMAIS, QUANDO O EDUCADOR FAZ USO DE M?TODOS CONTEUDISTAS E TRADICIONAIS, DIFICULTA AINDA MAIS A COMPREENS?O DO ASSUNTO. DENTRO DESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA TEM COMO INTUITO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO E A APLICA??O DO JOGO ROLETA ORG?NICA, CONTEXTUALIZANDO O CONTE?DO DE FUN??ES ORG?NICAS OXIGENADAS, NA QUAL FOI DESENVOLVIDA POR UM GRUPO DE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO DE QU?MICA DA UEPB, EM UMA ESCOLA P?BLICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, DURANTE AS AULAS REMOTAS. POSTERIORMENTE ? COLETA DE DADOS, FOI PERCEPT?VEL QUE POR MEIO DA ROLETA ORG?NICA FOI POSS?VEL PROMOVER A INTERA??O ENTRES OS DISCENTES, FAVORECENDO NO SEU ENTENDIMENTO E CONTRIBUINDO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DE FORMA EFICAZ. PORTANTO, ? IMPRESCIND?VEL A UTILIZA??O DE ESTRAT?GIAS METODOL?GICAS QUE FACILITEM A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA E DIN?MICA, CAPAZ DE INCENTIVAR OS EDUCANDOS A APRENDEREM E PROMOVER A EFETIVA??O DOS CONHECIMENTOS ABORDADOS EM AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.