ENSINO HÍBRIDO:DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O PROFESSOR RESSIGNIFICAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79517 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "ENSINO HÍBRIDO:DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O PROFESSOR RESSIGNIFICAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A PANDEMIA DO COVID-19 TEM FORÇADO OS PROFESSORES A SE REORGANIZAREM PEDAGOGICAMENTE PARA OFERTAR UM ENSINO TENDO A TECNOLOGIA COMO O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. COM AS AULAS PRESENCIAIS SUSPENSAS, ALGUMAS ESCOLAS OPTARAM POR RETOMAR AS AULAS DESENVOLVENDO UM ENSINO COM CARACTERÍSTICAS DO HIBRIDISMO. DIANTE DESSA REALIDADE SOCIAL E EDUCACIONAL EMERGE O QUESTIONAMENTO: OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR BAIANO, ESTÃO PREPARADOS PEDAGOGICAMENTE E TECNOLOGICAMENTE PARA O RETORNO ÀS AULAS NO FORMATO DO ENSINO HÍBRIDO? O ESTUDO VERSA POR CAMINHOS METODOLÓGICOS CENTRADOS NA PESQUISA QUALITATIVA. OBJETIVA-SE IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR BAIANO SE SENTEM PREPARADOS PEDAGOGICAMENTE E TECNOLOGICAMENTE PARA DESENVOLVER AULAS NO FORMATO DO ENSINO HÍBRIDO. PARA ESSA PESQUISA FORAM USADAS INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA GESTÃO 2017/2020. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ESTRUTURAÇÃO DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE EMERGENTES, REFERENDADO EM ALGUNS AUTORES COMO MORAN E BACICH (2015), WARD (2010) E LIMA (2015). AO TÉRMINO DA ANÁLISE FOI POSSÍVEL CONSTATAR A CONCEPÇÃO QUE OS DOCENTES APRESENTAM SOBRE O TERMO HÍBRIDO, ASSIM COMO OS DESAFIOS QUE ELES TERÃO PARA DESENVOLVER SUAS AULAS NO FORMATO REMOTO. ALÉM DE IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA DO ENSINO HÍBRIDO, O ESTUDO APRESENTA APONTAMENTOS QUE PODERÃO CONTRIBUIR PARA QUE OS DESAFIOS DESSA “NOVA” FORMA DE ENSINAR SEJAM REFLETIDAS PARA QUE OS PROFESSORES REESTRUTUREM SEUS PLANEJAMENTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID1213_04122021084820.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79517 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 124 "inscrito_id" => 1213 "titulo" => "ENSINO HÍBRIDO:DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O PROFESSOR RESSIGNIFICAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A PANDEMIA DO COVID-19 TEM FORÇADO OS PROFESSORES A SE REORGANIZAREM PEDAGOGICAMENTE PARA OFERTAR UM ENSINO TENDO A TECNOLOGIA COMO O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR. COM AS AULAS PRESENCIAIS SUSPENSAS, ALGUMAS ESCOLAS OPTARAM POR RETOMAR AS AULAS DESENVOLVENDO UM ENSINO COM CARACTERÍSTICAS DO HIBRIDISMO. DIANTE DESSA REALIDADE SOCIAL E EDUCACIONAL EMERGE O QUESTIONAMENTO: OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR BAIANO, ESTÃO PREPARADOS PEDAGOGICAMENTE E TECNOLOGICAMENTE PARA O RETORNO ÀS AULAS NO FORMATO DO ENSINO HÍBRIDO? O ESTUDO VERSA POR CAMINHOS METODOLÓGICOS CENTRADOS NA PESQUISA QUALITATIVA. OBJETIVA-SE IDENTIFICAR SE OS PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR BAIANO SE SENTEM PREPARADOS PEDAGOGICAMENTE E TECNOLOGICAMENTE PARA DESENVOLVER AULAS NO FORMATO DO ENSINO HÍBRIDO. PARA ESSA PESQUISA FORAM USADAS INFORMAÇÕES DO BANCO DE DADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA GESTÃO 2017/2020. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DA ESTRUTURAÇÃO DAS CATEGORIAS DE ANÁLISE EMERGENTES, REFERENDADO EM ALGUNS AUTORES COMO MORAN E BACICH (2015), WARD (2010) E LIMA (2015). AO TÉRMINO DA ANÁLISE FOI POSSÍVEL CONSTATAR A CONCEPÇÃO QUE OS DOCENTES APRESENTAM SOBRE O TERMO HÍBRIDO, ASSIM COMO OS DESAFIOS QUE ELES TERÃO PARA DESENVOLVER SUAS AULAS NO FORMATO REMOTO. ALÉM DE IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES PARA A PRÁTICA DO ENSINO HÍBRIDO, O ESTUDO APRESENTA APONTAMENTOS QUE PODERÃO CONTRIBUIR PARA QUE OS DESAFIOS DESSA “NOVA” FORMA DE ENSINAR SEJAM REFLETIDAS PARA QUE OS PROFESSORES REESTRUTUREM SEUS PLANEJAMENTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO HÍBRIDO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA_ID1213_04122021084820.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUIZ MARINHO" "autor_email" => "marinhoaluiz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }