EDUCAÇÃO INCLUSIVA, REALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITABERABA – BAHIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81040 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2104 "inscrito_id" => 8544 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, REALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITABERABA – BAHIA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE PESQUISAR COMO OS PROFESSORES QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE ITABERABA NA BAHIA E SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS ESTÃO ESTRUTURADOS PARA RECEPCIONAR E MANTER OS ALUNOS DEFICIENTES NO SISTEMA PÚBLICO, NO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE SENTIDO E EM DECORRÊNCIA DA SITUAÇÃO DE PANDEMIA, FOI DISTRIBUÍDO UM FORMULÁRIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ON-LINE, PELO GOOGLE DOCS, PARA 12 PROFESSORES EM TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO E APÓS O RECEBIMENTO E ANÁLISES DAS RESPOSTAS POR OCORREREM ALGUMAS INCONSISTÊNCIAS NO CONJUNTO DAS RESPOSTAS FORAM FEITOS CONTATOS VIA “WATTS APP” ONDE AS QUESTÕES FICARAM MAIS BEM ESCLARECIDAS. APENAS NOVE PROFESSORAS RESPONDERAM ÀS ENTREVISTAS E APÓS AGRUPARMOS DAS RESPOSTAS CONFORME SIMILARIDADES FICARAM TRÊS GRUPOS QUE DENOMINAMOS DE P1, P2 E P3. OS RESULTADOS DÃO CONTA DE QUE AS PROFESSORAS QUESTIONAM MUITO SOBRE A FALTA DA FORMAÇÃO TANTO INICIAL QUANTO CONTINUADA, DA NÃO ESTRUTURAÇÃO TANTO DO PONTO DE VISTA FÍSICO QUANTO HUMANO NO QUE DIZ RESPEITO A TREINAMENTO A NÃO ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO PARA QUE ATENDA ÀS DIFERENTES DEMANDAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM TANTO DOS ALUNOS DITOS NORMAIS QUANTO DOS DEFICIENTES. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DEVE REESTRUTURAR-SE DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR COM FINS DE MELHORAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS E HUMANAS PARA RECEPCIONAR, MANTER E MELHOR PREPARAR OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEFICIENTE OU NÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DEFICIENTE, DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID8544_30092021124304.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIOSVALDO NOVAIS SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "PROF. ARY" "autor_email" => "asantiago@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81040 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2104 "inscrito_id" => 8544 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, REALIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE ITABERABA – BAHIA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE PESQUISAR COMO OS PROFESSORES QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE ITABERABA NA BAHIA E SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS ESTÃO ESTRUTURADOS PARA RECEPCIONAR E MANTER OS ALUNOS DEFICIENTES NO SISTEMA PÚBLICO, NO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE SENTIDO E EM DECORRÊNCIA DA SITUAÇÃO DE PANDEMIA, FOI DISTRIBUÍDO UM FORMULÁRIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ON-LINE, PELO GOOGLE DOCS, PARA 12 PROFESSORES EM TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO E APÓS O RECEBIMENTO E ANÁLISES DAS RESPOSTAS POR OCORREREM ALGUMAS INCONSISTÊNCIAS NO CONJUNTO DAS RESPOSTAS FORAM FEITOS CONTATOS VIA “WATTS APP” ONDE AS QUESTÕES FICARAM MAIS BEM ESCLARECIDAS. APENAS NOVE PROFESSORAS RESPONDERAM ÀS ENTREVISTAS E APÓS AGRUPARMOS DAS RESPOSTAS CONFORME SIMILARIDADES FICARAM TRÊS GRUPOS QUE DENOMINAMOS DE P1, P2 E P3. OS RESULTADOS DÃO CONTA DE QUE AS PROFESSORAS QUESTIONAM MUITO SOBRE A FALTA DA FORMAÇÃO TANTO INICIAL QUANTO CONTINUADA, DA NÃO ESTRUTURAÇÃO TANTO DO PONTO DE VISTA FÍSICO QUANTO HUMANO NO QUE DIZ RESPEITO A TREINAMENTO A NÃO ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO PARA QUE ATENDA ÀS DIFERENTES DEMANDAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM TANTO DOS ALUNOS DITOS NORMAIS QUANTO DOS DEFICIENTES. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DEVE REESTRUTURAR-SE DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR COM FINS DE MELHORAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS E HUMANAS PARA RECEPCIONAR, MANTER E MELHOR PREPARAR OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEFICIENTE OU NÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DEFICIENTE, DEFICIÊNCIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID8544_30092021124304.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIOSVALDO NOVAIS SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "PROF. ARY" "autor_email" => "asantiago@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }