Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM OLHAR DIRECIONADO AO BRINCAR

Palavra-chaves: LÚDICO, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82386
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1254
    "inscrito_id" => 4886
    "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA  NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM OLHAR DIRECIONADO AO BRINCAR"
    "resumo" => "TENDO EM VISTA QUE OS TERMOS LÚDICO E LUDICIDADE ESTÃO PRESENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CIRCULAM ENTRE OS EDUCADORES, NESTE TRABALHO BUSCA-SE ENTENDER NÃO SOMENTE OS CONCEITOS, MAS TAMBÉM O SEU PAPEL DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA IDEIA DE QUE AS CRIANÇAS NECESSITAM DO BRINCAR, PRINCIPALMENTE DURANTE A INFÂNCIA. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É PESQUISAR E APRESENTAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DURANTE A EDUCAÇÃO; OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, POR SUA VEZ, SÃO: ENTENDER O CONCEITO DE LUDICIDADE DE MODO A VINCULÁ-LO À PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO AS FERRAMENTAS LÚDICAS SÃO OPORTUNAS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS E APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMPARADA NA PESQUISA AQUI APRESENTADA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZA OS PRESSUPOSTOS DE HUIZINGA (1996), BROUGÈRE (2010), VIGOTSKY (1984), DIAS (2017), BARELA (1999), SANTOS (2007) E CANDA (2004), TRAZENDO OS CONCEITOS ACERCA DOS MENCIONADOS TERMOS; ARANHA (1989), PASCHOAL E MACHADO (2009), RIZZO (2003), DIDONET (2021), KUHLMANN JR. (1998) E HADDAD (1993) ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS MODIFICAÇÕES PELAS QUAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL PASSOU NO DECORRER DO TEMPO; E VYGOTSKY (1984; 1988) E RODRIGUES E ROSIM (2007) CORROBORAM COM A IDEIA DA NECESSIDADE INEGÁVEL DA PRESENÇA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. POR FIM, É APRESENTADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CONSTITUÍDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA BNCC (BRASIL, 2016), BUSCANDO À REALIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA109_ID2889_29062021070410.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELDER CARDOSO FERNANDES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELDER CARDOSO"
    "autor_email" => "eldercardoso@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82386
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1254
    "inscrito_id" => 4886
    "titulo" => "AÇÃO PEDAGÓGICA  NA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS: UM OLHAR DIRECIONADO AO BRINCAR"
    "resumo" => "TENDO EM VISTA QUE OS TERMOS LÚDICO E LUDICIDADE ESTÃO PRESENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CIRCULAM ENTRE OS EDUCADORES, NESTE TRABALHO BUSCA-SE ENTENDER NÃO SOMENTE OS CONCEITOS, MAS TAMBÉM O SEU PAPEL DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA IDEIA DE QUE AS CRIANÇAS NECESSITAM DO BRINCAR, PRINCIPALMENTE DURANTE A INFÂNCIA. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É PESQUISAR E APRESENTAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DURANTE A EDUCAÇÃO; OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, POR SUA VEZ, SÃO: ENTENDER O CONCEITO DE LUDICIDADE DE MODO A VINCULÁ-LO À PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO AS FERRAMENTAS LÚDICAS SÃO OPORTUNAS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS E APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMPARADA NA PESQUISA AQUI APRESENTADA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZA OS PRESSUPOSTOS DE HUIZINGA (1996), BROUGÈRE (2010), VIGOTSKY (1984), DIAS (2017), BARELA (1999), SANTOS (2007) E CANDA (2004), TRAZENDO OS CONCEITOS ACERCA DOS MENCIONADOS TERMOS; ARANHA (1989), PASCHOAL E MACHADO (2009), RIZZO (2003), DIDONET (2021), KUHLMANN JR. (1998) E HADDAD (1993) ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS MODIFICAÇÕES PELAS QUAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL PASSOU NO DECORRER DO TEMPO; E VYGOTSKY (1984; 1988) E RODRIGUES E ROSIM (2007) CORROBORAM COM A IDEIA DA NECESSIDADE INEGÁVEL DA PRESENÇA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. POR FIM, É APRESENTADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CONSTITUÍDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA BNCC (BRASIL, 2016), BUSCANDO À REALIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, LUDICIDADE, EDUCAÇÃO INFANTIL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA109_ID2889_29062021070410.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELDER CARDOSO FERNANDES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELDER CARDOSO"
    "autor_email" => "eldercardoso@msn.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

TENDO EM VISTA QUE OS TERMOS LÚDICO E LUDICIDADE ESTÃO PRESENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CIRCULAM ENTRE OS EDUCADORES, NESTE TRABALHO BUSCA-SE ENTENDER NÃO SOMENTE OS CONCEITOS, MAS TAMBÉM O SEU PAPEL DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL, PARTINDO DA IDEIA DE QUE AS CRIANÇAS NECESSITAM DO BRINCAR, PRINCIPALMENTE DURANTE A INFÂNCIA. O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO É PESQUISAR E APRESENTAR INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE DURANTE A EDUCAÇÃO; OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, POR SUA VEZ, SÃO: ENTENDER O CONCEITO DE LUDICIDADE DE MODO A VINCULÁ-LO À PRÁTICA PEDAGÓGICA; COMPREENDER COMO AS FERRAMENTAS LÚDICAS SÃO OPORTUNAS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ALUNOS E APRESENTAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMPARADA NA PESQUISA AQUI APRESENTADA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZA OS PRESSUPOSTOS DE HUIZINGA (1996), BROUGÈRE (2010), VIGOTSKY (1984), DIAS (2017), BARELA (1999), SANTOS (2007) E CANDA (2004), TRAZENDO OS CONCEITOS ACERCA DOS MENCIONADOS TERMOS; ARANHA (1989), PASCHOAL E MACHADO (2009), RIZZO (2003), DIDONET (2021), KUHLMANN JR. (1998) E HADDAD (1993) ABORDAM QUESTÕES RELACIONADAS ÀS MODIFICAÇÕES PELAS QUAIS A EDUCAÇÃO INFANTIL PASSOU NO DECORRER DO TEMPO; E VYGOTSKY (1984; 1988) E RODRIGUES E ROSIM (2007) CORROBORAM COM A IDEIA DA NECESSIDADE INEGÁVEL DA PRESENÇA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. A METODOLOGIA UTILIZADA É A DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. POR FIM, É APRESENTADA UMA PROPOSTA DE TRABALHO CONSTITUÍDA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DA BNCC (BRASIL, 2016), BUSCANDO À REALIZAÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE UTILIZANDO FERRAMENTAS LÚDICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.