GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO ELEITORAL E O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O VERBO INJUNTIVO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80974 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2024 "inscrito_id" => 3420 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO ELEITORAL E O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O VERBO INJUNTIVO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD). IREMOS ANALISAR E REFLETIR, DE MODO GERAL, ASPECTOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DESSE GÊNERO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO TAMBÉM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVA, PELO FATO DE PROCURA ANALISAR, ENTENDER, INTERPRETAR E REFLETIR SOBRE FATORES SOCIAIS INSERIDOS EM UM CONTEXTO (STELLA, 2008). AS DISCUSSÕES PRESENTES AQUI NESTE TRABALHO SERÃO A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MINISTRADAS COM O A SD COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER NOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA, AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO ELEITORAL. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO, TIVEMOS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: STELLA, 2008, OS PCNS (BRASIL, 1998) E MARCUSCHI (2008). UTILIZAMOS A SD POR ACREDITAR QUE É UMA FERRAMENTA QUE VEM PARA PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO; PERCEBEMOS QUE NO DECORRER DAS AULAS, A EXPOSIÇÃO DOS PANFLETOS, AS ANALISES, AS DISCUSSÕES SOBRE A AS FUNÇÕES E INTENÇÕES DOS PANFLETOS ELEITORAIS, FORAM REALIZADAS DE MANEIRA SATISFATÓRIA PELOS DISCENTES. AO FINAL DESSE TRABALHO, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE NÓS PROFESSORES MINISTRARMOS AS AULAS A PARTIR DE SD, POIS PERCEBEMOS O QUANTO A SD CONTRIBUI E NOS AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA INTERPRETATIVA E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL., LÍNGUA PORTUGUESA., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID3420_29092021214749.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_email" => "adilmachado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80974 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2024 "inscrito_id" => 3420 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO ELEITORAL E O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ABORDANDO O VERBO INJUNTIVO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD). IREMOS ANALISAR E REFLETIR, DE MODO GERAL, ASPECTOS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DESSE GÊNERO NO ENSINO-APRENDIZAGEM COMO TAMBÉM NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO. É UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVA, PELO FATO DE PROCURA ANALISAR, ENTENDER, INTERPRETAR E REFLETIR SOBRE FATORES SOCIAIS INSERIDOS EM UM CONTEXTO (STELLA, 2008). AS DISCUSSÕES PRESENTES AQUI NESTE TRABALHO SERÃO A PARTIR DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MINISTRADAS COM O A SD COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER NOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DA PARAÍBA, AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL: PANFLETO ELEITORAL. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO, TIVEMOS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: STELLA, 2008, OS PCNS (BRASIL, 1998) E MARCUSCHI (2008). UTILIZAMOS A SD POR ACREDITAR QUE É UMA FERRAMENTA QUE VEM PARA PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO EFICAZ NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO; PERCEBEMOS QUE NO DECORRER DAS AULAS, A EXPOSIÇÃO DOS PANFLETOS, AS ANALISES, AS DISCUSSÕES SOBRE A AS FUNÇÕES E INTENÇÕES DOS PANFLETOS ELEITORAIS, FORAM REALIZADAS DE MANEIRA SATISFATÓRIA PELOS DISCENTES. AO FINAL DESSE TRABALHO, PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DE NÓS PROFESSORES MINISTRARMOS AS AULAS A PARTIR DE SD, POIS PERCEBEMOS O QUANTO A SD CONTRIBUI E NOS AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA INTERPRETATIVA E ESCRITA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS DISCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL., LÍNGUA PORTUGUESA., SEQUÊNCIA DIDÁTICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID3420_29092021214749.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_email" => "adilmachado@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }