A PRESENTE PESQUISA SE CONSTITUIU A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, HAJA VISTA O MESMO SER UMA ETAPA MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL, ACADÊMICO E PROFISSIONAL, POIS SABE-SE QUE NESSA FASE ESTAMOS IMPLICADOS COM A CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS, COMO TAMBÉM NO SABER-FAZER DA SALA DE AULA. NESSE SENTIDO O OBJETIVO É ANALISAR COMO OCORREU A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DIANTE DOS DESAFIOS EDUCACIONAIS, E RESSALTAR A EXPECTATIVA E A REALIDADE DO ESTAGIÁRIO, TEVE-SE COMO METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO, COPARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E REGÊNCIA, E TAMBÉM O REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO PARA FUNDAMENTAÇÃO COMO: LDB (1996), BARREIRO (2006), SILVA (2005), BUSCOU-SE TAMBÉM DESTACAR NESTE ARTIGO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO ESTÁGIO, SEUS ASPECTOS CONTRIBUINTES PARA A FORMAÇÃO PEDAGÓGICAS E A RELAÇÃO QUE ACONTECE OU NÃO ENTRE ESTAGIÁRIO E PROFESSOR REGENTE, O ESTAGIÁRIO DEVE SER AGENTE PESQUISADOR POIS FAZ-SE NECESSÁRIO QUE DIANTE DO CONTEXTO EDUCACIONAL VIGENTE, OS FORMANDOS DEVEM TER POSIÇÕES SATISFATÓRIAS DENTRO DAS UNIVERSIDADES ASSIM COMO NAS SALAS DE AULAS A QUAL ESTARÃO TENDO O DOMÍNIO, É UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE NAS MÃOS DE UM ESTAGIÁRIO, POIS ESTAGIAR NÃO É SOMENTE CUMPRIR UMA DISCIPLINA NA UNIVERSIDADE, MAS VESTIR A CAMISA DE PROFESSOR INTELECTUAL TRANSFORMADOR E TER COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO. CONCLUI-SE QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DEPENDE DA FORMAÇÃO QUE O INDIVÍDUO TEVE E PARA ISSO É NECESSÁRIA DEDICAÇÃO, OBSERVAR O ESTÁGIO PELA VISÃO ÓTICA, DE QUE O MESMO É UMA EXPERIÊNCIA IMPRESCINDÍVEL PARA O ESTAGIÁRIO, NO QUAL PASSARÁ POR UM MOMENTO DE OBSERVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E AÇÃO.