EDUCADORES CRÍTICOS E CRIANÇAS AUTÔNOMAS: DISCUSSÕES IMPORTANTES À VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80962 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2009 "inscrito_id" => 8436 "titulo" => "EDUCADORES CRÍTICOS E CRIANÇAS AUTÔNOMAS: DISCUSSÕES IMPORTANTES À VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA" "resumo" => "DESTACA-SE NESTE TRABALHO, A VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA E AS LUTAS FERRENHAS PARA A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS, DENTRE ELES A EDUCAÇÃO. PARA TANTO, RETOMAREMOS IMPORTANTES DESTAQUES HISTÓRICOS ACERCA DOS AVANÇOS E CONQUISTAS LEGAIS PARA A VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DESSA IMPORTANTE FASE DA VIDA. NESSA PERSPECTIVA, DESTACAREMOS TAMBÉM O PAPEL DO PROFESSOR, ENQUANTO SUJEITO CRÍTICO QUE ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS CRIA MEIOS PARA QUE O EDUCANDO DESENVOLVA SUA AUTONOMIA E A CONSEQUENTE AUTORIA DE SUA HISTÓRIA, CONCEBENDO A CRIANÇA COMO UM SER HISTÓRICO E DE DIREITOS, POTENTE E DETENTOR DE SABERES. A ESTE DEBATE, SOMAM-SE AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE PAULO FREIRE SOB O VIÉS DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE, E A PRÁTICA DO EDUCADOR ENQUANTO MOVIDA PELO DESEJO, PELA ALEGRIA E PELO SONHO, SEM ABANDONAR O RIGOR, A SERIEDADE, A COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE ÉTICA DA PRÁTICA EDUCATIVA ENQUANTO PRÁTICA HUMANA. ALÉM DISSO, OBJETIVANDO-SE COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS DE PERGUNTAS ABERTAS A PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU, UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN COMO BASE METODOLÓGICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, CORROBORANDO COM AS PREMISSAS ACERCA DA ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DO EDUCADOR, QUE IMPOSSIBILITADA DE SER NEUTRA, ASSUME-SE ENQUANTO CRÍTICA E REFLEXIVA, MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OU ENQUANTO REPRODUTORA DA IDEOLOGIA DOMINANTE, DEFENSORA E PRATICANTE DO ENSINO BANCÁRIO, QUE IMOBILIZA E RETIRA A POSSIBILIDADE DO SUJEITO DE TRANSFORMAR SUA REALIDADE HISTÓRICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, PROFESSOR, AUTONOMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID8436_29092021200151.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA" "autor_nome_curto" => "BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA" "autor_email" => "brisa_bailarina@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80962 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2009 "inscrito_id" => 8436 "titulo" => "EDUCADORES CRÍTICOS E CRIANÇAS AUTÔNOMAS: DISCUSSÕES IMPORTANTES À VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA" "resumo" => "DESTACA-SE NESTE TRABALHO, A VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA E AS LUTAS FERRENHAS PARA A GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS, DENTRE ELES A EDUCAÇÃO. PARA TANTO, RETOMAREMOS IMPORTANTES DESTAQUES HISTÓRICOS ACERCA DOS AVANÇOS E CONQUISTAS LEGAIS PARA A VALORIZAÇÃO E PROTEÇÃO DESSA IMPORTANTE FASE DA VIDA. NESSA PERSPECTIVA, DESTACAREMOS TAMBÉM O PAPEL DO PROFESSOR, ENQUANTO SUJEITO CRÍTICO QUE ATRAVÉS DE SUAS PRÁTICAS CRIA MEIOS PARA QUE O EDUCANDO DESENVOLVA SUA AUTONOMIA E A CONSEQUENTE AUTORIA DE SUA HISTÓRIA, CONCEBENDO A CRIANÇA COMO UM SER HISTÓRICO E DE DIREITOS, POTENTE E DETENTOR DE SABERES. A ESTE DEBATE, SOMAM-SE AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE PAULO FREIRE SOB O VIÉS DA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE, E A PRÁTICA DO EDUCADOR ENQUANTO MOVIDA PELO DESEJO, PELA ALEGRIA E PELO SONHO, SEM ABANDONAR O RIGOR, A SERIEDADE, A COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE ÉTICA DA PRÁTICA EDUCATIVA ENQUANTO PRÁTICA HUMANA. ALÉM DISSO, OBJETIVANDO-SE COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E DO PROFESSOR NO PROCESSO EDUCATIVO, APLICOU-SE QUESTIONÁRIOS DE PERGUNTAS ABERTAS A PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU, UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN COMO BASE METODOLÓGICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, CORROBORANDO COM AS PREMISSAS ACERCA DA ESTREITA RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DO EDUCADOR, QUE IMPOSSIBILITADA DE SER NEUTRA, ASSUME-SE ENQUANTO CRÍTICA E REFLEXIVA, MEDIANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, OU ENQUANTO REPRODUTORA DA IDEOLOGIA DOMINANTE, DEFENSORA E PRATICANTE DO ENSINO BANCÁRIO, QUE IMOBILIZA E RETIRA A POSSIBILIDADE DO SUJEITO DE TRANSFORMAR SUA REALIDADE HISTÓRICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, PROFESSOR, AUTONOMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA109_ID8436_29092021200151.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA" "autor_nome_curto" => "BRISIANE RIBEIRO COSTA SANTANA" "autor_email" => "brisa_bailarina@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }