Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A (EX)INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO NA U.E ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES RIBEIRO, MUNÍCIPIO DE LAGOA DO BARRO-PI.

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, DESAFIOS, POSSIBILIDADES, INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80914
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1952
    "inscrito_id" => 8326
    "titulo" => """
      REFLEXÕES SOBRE A (EX)INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO\r\n
      REMOTO: UM ESTUDO NA U.E ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES\r\n
      RIBEIRO, MUNÍCIPIO DE LAGOA DO BARRO-PI.
      """
    "resumo" => """
      O USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO NO COTIDIANO DAS PESSOAS, NO\r\n
      ENTANTO, HÁ MUITAS CRIANÇAS E JOVENS QUE NÃO POSSUEM NENHUM CONTATO DIRETO COM DISPOSITIVOS\r\n
      ELETRÔNICOS, SEJA PARA A BUSCA DO CONHECIMENTO OU PARA O LAZER. GERALMENTE, ESTE CENÁRIO\r\n
      DECORRENTE DA AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO QUE PROPICIE\r\n
      AOS SUJEITOS UM CONTATO COM O MUNDO VIRTUAL. SABE-SE TAMBÉM QUE, A ESCOLA É LOCAL DE ACESSO A\r\n
      MÚLTIPLOS SABERES, ASSIM, É IMPORTANTE QUE O CONTATO COM O MUNDO TECNOLÓGICO SEJA INSERIDO NAS\r\n
      ATIVIDADES ESCOLARES. ENTRETANTO, ESTA NÃO É A REALIDADE PRESENTE EM MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO\r\n
      PÚBLICO NO PAÍS. O PRESENTE ESTUDO BUSCOU LEVANTAR A SITUAÇÃO DE (EX)INCLUSÃO NO USO DE\r\n
      TECNOLOGIAS NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES RIBEIRO, MUNICÍPIO DE LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ,\r\n
      CONSIDERANDO AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES NO PERÍODO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SAS –\r\n
      COV-2 (COVID-19) DURANTE O ANO DE 2021. PORTANTO, A PESQUISA CONSTITUI-SE DE UMA ESTUDO\r\n
      BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO EM QUE UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE ENVIADOS A 20 ALUNOS DO\r\n
      9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SUPRACITADA. PELO ESTUDO FICOU CONSTATADO QUE É\r\n
      NECESSÁRIO HAVER UM MAIOR ENGAJAMENTO SOCIAL, ESTRUTURAL E DIDÁTICO PARA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO\r\n
      DE INCLUSÃO DIGITAL, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, DESAFIOS, POSSIBILIDADES, INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8326_29092021062816.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALIA DINA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "THALIA DINA SILVA GOMES"
    "autor_email" => "thaliadinagomes1000@gmail"
    "autor_ies" => "UFPI/CEAD"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80914
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1952
    "inscrito_id" => 8326
    "titulo" => """
      REFLEXÕES SOBRE A (EX)INCLUSÃO DIGITAL NO ENSINO\r\n
      REMOTO: UM ESTUDO NA U.E ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES\r\n
      RIBEIRO, MUNÍCIPIO DE LAGOA DO BARRO-PI.
      """
    "resumo" => """
      O USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO NO COTIDIANO DAS PESSOAS, NO\r\n
      ENTANTO, HÁ MUITAS CRIANÇAS E JOVENS QUE NÃO POSSUEM NENHUM CONTATO DIRETO COM DISPOSITIVOS\r\n
      ELETRÔNICOS, SEJA PARA A BUSCA DO CONHECIMENTO OU PARA O LAZER. GERALMENTE, ESTE CENÁRIO\r\n
      DECORRENTE DA AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO QUE PROPICIE\r\n
      AOS SUJEITOS UM CONTATO COM O MUNDO VIRTUAL. SABE-SE TAMBÉM QUE, A ESCOLA É LOCAL DE ACESSO A\r\n
      MÚLTIPLOS SABERES, ASSIM, É IMPORTANTE QUE O CONTATO COM O MUNDO TECNOLÓGICO SEJA INSERIDO NAS\r\n
      ATIVIDADES ESCOLARES. ENTRETANTO, ESTA NÃO É A REALIDADE PRESENTE EM MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO\r\n
      PÚBLICO NO PAÍS. O PRESENTE ESTUDO BUSCOU LEVANTAR A SITUAÇÃO DE (EX)INCLUSÃO NO USO DE\r\n
      TECNOLOGIAS NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES RIBEIRO, MUNICÍPIO DE LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ,\r\n
      CONSIDERANDO AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES NO PERÍODO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SAS –\r\n
      COV-2 (COVID-19) DURANTE O ANO DE 2021. PORTANTO, A PESQUISA CONSTITUI-SE DE UMA ESTUDO\r\n
      BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO EM QUE UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE ENVIADOS A 20 ALUNOS DO\r\n
      9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SUPRACITADA. PELO ESTUDO FICOU CONSTATADO QUE É\r\n
      NECESSÁRIO HAVER UM MAIOR ENGAJAMENTO SOCIAL, ESTRUTURAL E DIDÁTICO PARA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO\r\n
      DE INCLUSÃO DIGITAL, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, DESAFIOS, POSSIBILIDADES, INCLUSÃO E EXCLUSÃO DIGITAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID8326_29092021062816.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALIA DINA SILVA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "THALIA DINA SILVA GOMES"
    "autor_email" => "thaliadinagomes1000@gmail"
    "autor_ies" => "UFPI/CEAD"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO NO COTIDIANO DAS PESSOAS, NO ENTANTO, HÁ MUITAS CRIANÇAS E JOVENS QUE NÃO POSSUEM NENHUM CONTATO DIRETO COM DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS, SEJA PARA A BUSCA DO CONHECIMENTO OU PARA O LAZER. GERALMENTE, ESTE CENÁRIO DECORRENTE DA AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO QUE PROPICIE AOS SUJEITOS UM CONTATO COM O MUNDO VIRTUAL. SABE-SE TAMBÉM QUE, A ESCOLA É LOCAL DE ACESSO A MÚLTIPLOS SABERES, ASSIM, É IMPORTANTE QUE O CONTATO COM O MUNDO TECNOLÓGICO SEJA INSERIDO NAS ATIVIDADES ESCOLARES. ENTRETANTO, ESTA NÃO É A REALIDADE PRESENTE EM MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO NO PAÍS. O PRESENTE ESTUDO BUSCOU LEVANTAR A SITUAÇÃO DE (EX)INCLUSÃO NO USO DE TECNOLOGIAS NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES RIBEIRO, MUNICÍPIO DE LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ, CONSIDERANDO AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES NO PERÍODO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SAS – COV-2 (COVID-19) DURANTE O ANO DE 2021. PORTANTO, A PESQUISA CONSTITUI-SE DE UMA ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO EM QUE UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE ENVIADOS A 20 ALUNOS DO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SUPRACITADA. PELO ESTUDO FICOU CONSTATADO QUE É NECESSÁRIO HAVER UM MAIOR ENGAJAMENTO SOCIAL, ESTRUTURAL E DIDÁTICO PARA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.