Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FUNDAMENTOS PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE ENERGIA NUCLEAR A PARTIR DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB)

Palavra-chaves: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ENSINO, PROSUB, ENERGIA NUCLEAR, SUBMARINO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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      ESTE ARTIGO TRATA DA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA JUNTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). ELA TEVE COMO OBJETIVO INDAGAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE ENERGIA NUCLEAR, TOMANDO MÉTODO DA PEDAGOGIA\r\n
      HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) COMO FUNDAMENTO DIDÁTICO E  PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE\r\n
      SUBMARINOS (PROSUB) DA MARINHA DO BRASIL COMO PRÁTICA SOCIAL EDUCATIVA E OBJETO DE\r\n
      PESQUISA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DO TIPO QUANTITATIVO /QUALITATIVO, QUE ATRAVÉS DA\r\n
      REVISÃO DE LITERATURA E DE QUESTIONÁRIO ON LINE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, BUSCOU COLETAR\r\n
      IMPRESSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE SUAS PRÁTICAS DE\r\n
      ENSINO, SOBRE O PROSUB E SOBRE PHC COMO TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO. DAS REFLEXÕES OBTIDAS,\r\n
      CONCLUÍMOS QUE PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE ENERGIA\r\n
      NUCLEAR, PROFESSOR DEVE SER CAPAZ DE COMPREENDER A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO\r\n
      EDUCATIVO PELA PHC, TER O DOMÍNIO PLENO DO MÉTODO DE ENSINO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA\r\n
      COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E SABER ORGANIZAR DIDATICAMENTE DE FORMA INTENCIONAL AS MÚLTIPLAS\r\n
      DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS CONSTITUTIVAS DA PROCESSUALIDADE E DAS CONTRADIÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR\r\n
      COMO CONTEÚDO DE ENSINO E OBJETO DA PRÁTICA SOCIAL. COMO IMPOSIÇÃO DO ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO\r\n
      À EDUCAÇÃO ESCOLAR, CABE AO PROFESSOR A TAREFA DE REALIZAR A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO\r\n
      ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO ENTRE OS SABERES ESPONTÂNEOS DOS ALUNOS E O CONHECIMENTO SISTEMATIZADO DA\r\n
      CIÊNCIA, COMO APREENSÃO SINTÉTICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA FORMA DE SABER ELABORADO.
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TRATA DA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA JUNTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). ELA TEVE COMO OBJETIVO INDAGAR SOBRE A POSSIBILIDADE DE FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE ENERGIA NUCLEAR, TOMANDO MÉTODO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (PHC) COMO FUNDAMENTO DIDÁTICO E PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE SUBMARINOS (PROSUB) DA MARINHA DO BRASIL COMO PRÁTICA SOCIAL EDUCATIVA E OBJETO DE PESQUISA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DO TIPO QUANTITATIVO /QUALITATIVO, QUE ATRAVÉS DA REVISÃO DE LITERATURA E DE QUESTIONÁRIO ON LINE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA, BUSCOU COLETAR IMPRESSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE SUAS PRÁTICAS DE ENSINO, SOBRE O PROSUB E SOBRE PHC COMO TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO. DAS REFLEXÕES OBTIDAS, CONCLUÍMOS QUE PARA FUNDAMENTAR UMA PROPOSTA DE ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICA SOBRE ENERGIA NUCLEAR, PROFESSOR DEVE SER CAPAZ DE COMPREENDER A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DO TRABALHO EDUCATIVO PELA PHC, TER O DOMÍNIO PLENO DO MÉTODO DE ENSINO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA E SABER ORGANIZAR DIDATICAMENTE DE FORMA INTENCIONAL AS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES HISTÓRICAS CONSTITUTIVAS DA PROCESSUALIDADE E DAS CONTRADIÇÕES DA ENERGIA NUCLEAR COMO CONTEÚDO DE ENSINO E OBJETO DA PRÁTICA SOCIAL. COMO IMPOSIÇÃO DO ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO À EDUCAÇÃO ESCOLAR, CABE AO PROFESSOR A TAREFA DE REALIZAR A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO ENTRE OS SABERES ESPONTÂNEOS DOS ALUNOS E O CONHECIMENTO SISTEMATIZADO DA CIÊNCIA, COMO APREENSÃO SINTÉTICA DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA FORMA DE SABER ELABORADO.

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