CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2011-2020)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80810 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1829 "inscrito_id" => 1611 "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2011-2020)" "resumo" => "O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESSUPÕE A INTEGRAÇÃO DE TODAS AS DIMENSÕES DA VIDA PARA A FORMAÇÃO DO SER HUMANO INTEGRAL. NO ENTANTO, A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPACTA NA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. DIANTE DISSO, NESTE ARTIGO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO PERÍODO DE 2011 A 2020. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AUTORES COMO: CIAVATTA (2014); FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS (2005); MOURA (2007, 2008); RAMOS (2008, 2009). O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE”. OS TRABALHOS FORAM LOCALIZADOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) – ANOS DE 2018 A 2020, POIS LOCALIZAMOS UMA PRODUÇÃO QUE FEZ O LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DE 2011 A 2017; E NO SITE DA REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO PERÍODO DE 2011 A 2020. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. LOCALIZAMOS DOZE TRABALHOS. OS RESULTADOS DOS TRABALHOS QUE LOCALIZAMOS, UM TOTAL DE 12, REITERARAM A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER O CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO, POIS MUITOS DOCENTES AINDA SE VEEM LIMITADOS PELA FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA. ESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE CAMINHA NA CONTRAMÃO DO MÉDIO INTEGRADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID1611_24092021191117.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE MUNIZ MACARIO MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "mdanielle249@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80810 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1829 "inscrito_id" => 1611 "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2011-2020)" "resumo" => "O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PRESSUPÕE A INTEGRAÇÃO DE TODAS AS DIMENSÕES DA VIDA PARA A FORMAÇÃO DO SER HUMANO INTEGRAL. NO ENTANTO, A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO IMPACTA NA CONTINUIDADE DA OFERTA DESSE ENSINO. DIANTE DISSO, NESTE ARTIGO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO PERÍODO DE 2011 A 2020. CONSTITUÍRAM-SE REFERENCIAIS SOBRE O CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AUTORES COMO: CIAVATTA (2014); FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS (2005); MOURA (2007, 2008); RAMOS (2008, 2009). O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E BIBLIOGRÁFICO, COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE”. OS TRABALHOS FORAM LOCALIZADOS EM DOIS BANCOS DE DADOS: BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) – ANOS DE 2018 A 2020, POIS LOCALIZAMOS UMA PRODUÇÃO QUE FEZ O LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS DE 2011 A 2017; E NO SITE DA REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO PERÍODO DE 2011 A 2020. PARA A ANÁLISE, UTILIZAMOS A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. LOCALIZAMOS DOZE TRABALHOS. OS RESULTADOS DOS TRABALHOS QUE LOCALIZAMOS, UM TOTAL DE 12, REITERARAM A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER O CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO, POIS MUITOS DOCENTES AINDA SE VEEM LIMITADOS PELA FALTA DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA. ESTA PESQUISA PODERÁ CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UM CONTEXTO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO QUE CAMINHA NA CONTRAMÃO DO MÉDIO INTEGRADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO INTEGRADO, CURRÍCULO INTEGRADO, PRODUÇÃO CIENTÍFICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA120_ID1611_24092021191117.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE MUNIZ MACARIO MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "mdanielle249@gmail.com" "autor_ies" => "UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }