Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO EXPRESSIVO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, LEITURA LITERÁRIA, CORPO EXPRESSIVO, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79552
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 2004
    "titulo" => "CORPO EXPRESSIVO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS – UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA O CAMPO DA LITERATURA INFANTIL, ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE AO PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS PELO CORPO EXPRESSIVO DOS SUJEITOS LEITORES, ABORDANDO CONCEITOS COMO CORPO EXPRESSIVO, ATITUDE ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA QUE SURGEM, TAMBÉM, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO LITERÁRIO. DESSA FORMA, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS LEITURAS LITERÁRIAS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA COMO FORMA DE POSSIBILITAR A CONSTANTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS HORIZONTES QUE COMPÕEM OS CORPOS EXPRESSIVOS. PARA DAR CONTA DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVA, EM LIVROS E ARTIGOS ENCONTRADOS NA INTERNET PARA COMPOR O TEXTO. POR FIM, O ESTUDO DEMONSTRA QUE O TEXTO LITERÁRIO PERMITE O CORPO INTERROGAR-SE, VIVER SITUAÇÕES, ADENTRAR EM MUNDO POSSÍVEIS MEDIANTE A PALAVRA E IMAGEM POÉTICA, RECORDANDO E AMPLIANDO SEUS HORIZONTES EXPERIENCIAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, LEITURA LITERÁRIA, CORPO EXPRESSIVO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2004_02072021115954.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS CÉZAR SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "M. CÉZAR"
    "autor_email" => "cezar.santos.anjos2015@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79552
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 2004
    "titulo" => "CORPO EXPRESSIVO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE MOBILIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS – UMA REVISÃO DA LITERATURA"
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA O CAMPO DA LITERATURA INFANTIL, ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE AO PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS PELO CORPO EXPRESSIVO DOS SUJEITOS LEITORES, ABORDANDO CONCEITOS COMO CORPO EXPRESSIVO, ATITUDE ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA QUE SURGEM, TAMBÉM, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO LITERÁRIO. DESSA FORMA, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS LEITURAS LITERÁRIAS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA COMO FORMA DE POSSIBILITAR A CONSTANTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS HORIZONTES QUE COMPÕEM OS CORPOS EXPRESSIVOS. PARA DAR CONTA DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVA, EM LIVROS E ARTIGOS ENCONTRADOS NA INTERNET PARA COMPOR O TEXTO. POR FIM, O ESTUDO DEMONSTRA QUE O TEXTO LITERÁRIO PERMITE O CORPO INTERROGAR-SE, VIVER SITUAÇÕES, ADENTRAR EM MUNDO POSSÍVEIS MEDIANTE A PALAVRA E IMAGEM POÉTICA, RECORDANDO E AMPLIANDO SEUS HORIZONTES EXPERIENCIAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, LEITURA LITERÁRIA, CORPO EXPRESSIVO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2004_02072021115954.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS CÉZAR SANTOS DOS ANJOS"
    "autor_nome_curto" => "M. CÉZAR"
    "autor_email" => "cezar.santos.anjos2015@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA O CAMPO DA LITERATURA INFANTIL, ESPECIFICAMENTE NO QUE CONCERNE AO PAPEL DO TEXTO LITERÁRIO NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS PELO CORPO EXPRESSIVO DOS SUJEITOS LEITORES, ABORDANDO CONCEITOS COMO CORPO EXPRESSIVO, ATITUDE ESTÉTICA E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA QUE SURGEM, TAMBÉM, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DO LEITOR COM O TEXTO LITERÁRIO. DESSA FORMA, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DAS LEITURAS LITERÁRIAS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INTERACIONISTA COMO FORMA DE POSSIBILITAR A CONSTANTE CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DOS HORIZONTES QUE COMPÕEM OS CORPOS EXPRESSIVOS. PARA DAR CONTA DO ESTUDO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVA, EM LIVROS E ARTIGOS ENCONTRADOS NA INTERNET PARA COMPOR O TEXTO. POR FIM, O ESTUDO DEMONSTRA QUE O TEXTO LITERÁRIO PERMITE O CORPO INTERROGAR-SE, VIVER SITUAÇÕES, ADENTRAR EM MUNDO POSSÍVEIS MEDIANTE A PALAVRA E IMAGEM POÉTICA, RECORDANDO E AMPLIANDO SEUS HORIZONTES EXPERIENCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.