Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO DISCENTE NA PERFORMANCE DO IFTM/ CAMPUS ITUIUTABA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO DERIVA DA PROFUNDA ANÁLISE DAS RAZÕES PARA A BOA PERFORMANCE DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM) / CAMPUS ITUIUTABA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), CONSIDERANDO QUE TAL PERFORMANCE SERIA UM FORTE INDÍCIO DA QUALIDADE DO ENSINO PRATICADA NESSA INSTITUIÇÃO. NOSSO ESTUDO PRETENDE SER DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, NO SENTIDO EM QUE OBSERVA, CLASSIFICA E DESCREVE FENÔMENOS DECORRENTES DA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES RETIRADAS DOS BANCOS DE DADOS DO INEP A RESPEITO DO ENEM, DE 2012 A 2019.A PRESENTE PESQUISA SE BASEIA EM ESTUDOS E EM RANKINGS, NO ENEM, QUE EXPÕEM O DESEMPENHO DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO E SÃO LARGAMENTE UTILIZADOS PELA SOCIEDADE, PORÉM NÃO PODEM SER TRATADOS COMO UM INDICADOR ABSOLUTO DE QUALIDADE, POIS APONTAM MAIS PARA UM INDÍCIO DESSA QUALIDADE. DA MESMA FORMA, OUTRO CONCEITO UTILIZADO NA ANÁLISE, QUE É UTILIZADO PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO, É O ÍNDICE DE DIFERENÇA DE DESEMPENHO. O ARTIGO PROCURA DEMONSTRAR O EQUÍVOCO DE ALGUMAS SUPOSIÇÕES A RESPEITO DAS CAUSAS DA BOA PERFORMANCE DO ENEM: UMA NA QUAL OS ALUNOS JÁ CHEGAM AO IFTM PREPARADOS E NÃO HAVERIA NENHUMA CONTRIBUIÇÃO DO CAMPUS À SUA ATUAÇÃO NO EXAME NACIONAL E OUTRA, NÃO VERDADEIRA, EM AFIRMAR QUE O RESULTADO SE DEVE À QUANTIDADE DE EGRESSOS DE ESCOLAS PARTICULARES. A PESQUISA FINALIZA COM A POSSIBILIDADE DE APROFUNDAMENTO DA ANÁLISE, CASO SEJA POSSÍVEL O ACESSO AOS DADOS DO ENEM SEPARADOS POR CURSO TÉCNICO, O QUE PERMITIRIA AVALIAR A RAZÃO DA QUEDA DESSA PERFORMANCE, A PARTIR DE 2015.

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