O PRESENTE TRABALHO TRATA DO PROBLEMA RELACIONADO À ESTRUTURA ARQUITETÔNICA QUE OCORRE EM MUITAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL. ASSIM, É RELEVANTE A INVESTIGAÇÃO ACERCA DA FORMA COMO A ESTRUTURA PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM E ATÉ QUE PONTO ISSO PODE AFETAR NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCATIVO DOS ESTUDANTES. GRANDE PARTE DAS ESCOLAS DO PAÍS, ATUALMENTE, NÃO TEM ESTRUTURA APROPRIADA PARA A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS E ISSO OCASIONA SUPERLOTAÇÃO DE SALAS, CORREDORES E ATÉ MESMO DIFICULDADE NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS E SUAS DINÂMICAS. A PARTIR DESSE PROBLEMA, ESTE ESTUDO OBJETIVOU ANALISAR COMO O ESPAÇO INFLUENCIA POSITIVA OU NEGATIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TAL, OPTAMOS POR REALIZAR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PORÉM, COM UM ADICIONAL, A EXPERIÊNCIA DOS AUTORES QUE PRESENCIARAM A SITUAÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO EM CONDIÇÕES ADVERSAS.