A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NORMAS E DIRECIONAMENTOS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80773 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1773 "inscrito_id" => 5762 "titulo" => "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NORMAS E DIRECIONAMENTOS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS" "resumo" => "O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO BUSCA REUNIR INFORMAÇÕES SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL EM ESPECÍFICO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), TENDO COMO REFERÊNCIA AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS. POIS, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBJETIVA UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA ESTRUTURANDO-SE ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA, POR VIA DE INÚMEROS CONDICIONAMENTOS QUE A DIRECIONAM AO PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E DIRECIONAMENTOS. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA: A PESQUISA DOCUMENTAL EM QUE ANALISAMOS DOCUMENTOS COMO: LEI DE DIRETRIZES DE BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDBEN – 1996; PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DCNEA; POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA - 6.938/1981 E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PNEA - 9.795/1999 E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ESSAS ESPECIFICIDADES LEGISLATIVAS E AMBIENTAIS QUANDO RELACIONADAS ÀS COMUNIDADES RIBEIRINHAS TOMAM SIGNIFICADOS PELO FATO DAS ESCOLAS E OS ALUNOS ESTAREM INCLUÍDOS ENTRE AS RAZÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS, ENTENDO ESSAS CARACTERÍSTICAS COMO ASPECTOS EDUCATIVOS, EVIDENCIANDO QUESTÕES QUE CONTEMPLAM A FORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL NAS COMUNIDADES COMO CONDIÇÃO SOCIOEDUCATIVA. POR TANTO, OS TERMOS NORMATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO EVIDENCIADOS COMO UM GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL E INTEGRAM A CONDIÇÃO SOCIAL COMO UM PROCESSO PERMANENTE PARA O DESENVOLVIMENTO, A PREVENÇÃO, PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DA VIDA HUMANA, DO MEIO AMBIENTE E NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E APTAS AOS DESAFIOS AMBIENTAIS DA MODERNIDADE, COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM SEUS DIRECIONAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ENQUANTO PRINCÍPIOS DISPOSTOS EM DOCUMENTOS QUE A INSTITUCIONALIZAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNIDADES RIBEIRINHAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID5762_20092021193953.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE JESUS CORREA QUARESMA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUARESMA" "autor_email" => "rafaeldejesus94@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80773 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1773 "inscrito_id" => 5762 "titulo" => "A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: NORMAS E DIRECIONAMENTOS ESSENCIAIS PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS" "resumo" => "O OBJETIVO GERAL DESTE ESTUDO BUSCA REUNIR INFORMAÇÕES SOBRE A POLÍTICA AMBIENTAL EM ESPECÍFICO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA), TENDO COMO REFERÊNCIA AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS. POIS, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBJETIVA UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA ESTRUTURANDO-SE ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA, POR VIA DE INÚMEROS CONDICIONAMENTOS QUE A DIRECIONAM AO PROCESSO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ENTRE OBJETIVOS, PRINCÍPIOS E DIRECIONAMENTOS. COMO METODOLOGIA FOI UTILIZADA: A PESQUISA DOCUMENTAL EM QUE ANALISAMOS DOCUMENTOS COMO: LEI DE DIRETRIZES DE BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LDBEN – 1996; PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCN; DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DCNEA; POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA - 6.938/1981 E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - PNEA - 9.795/1999 E A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ESSAS ESPECIFICIDADES LEGISLATIVAS E AMBIENTAIS QUANDO RELACIONADAS ÀS COMUNIDADES RIBEIRINHAS TOMAM SIGNIFICADOS PELO FATO DAS ESCOLAS E OS ALUNOS ESTAREM INCLUÍDOS ENTRE AS RAZÕES SOCIAIS, AMBIENTAIS E CULTURAIS, ENTENDO ESSAS CARACTERÍSTICAS COMO ASPECTOS EDUCATIVOS, EVIDENCIANDO QUESTÕES QUE CONTEMPLAM A FORMAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL NAS COMUNIDADES COMO CONDIÇÃO SOCIOEDUCATIVA. POR TANTO, OS TERMOS NORMATIVOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO EVIDENCIADOS COMO UM GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL E INTEGRAM A CONDIÇÃO SOCIAL COMO UM PROCESSO PERMANENTE PARA O DESENVOLVIMENTO, A PREVENÇÃO, PROTEÇÃO E PRESERVAÇÃO DA VIDA HUMANA, DO MEIO AMBIENTE E NA CONSTRUÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS E APTAS AOS DESAFIOS AMBIENTAIS DA MODERNIDADE, COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM SEUS DIRECIONAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ENQUANTO PRINCÍPIOS DISPOSTOS EM DOCUMENTOS QUE A INSTITUCIONALIZAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNIDADES RIBEIRINHAS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA114_ID5762_20092021193953.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL DE JESUS CORREA QUARESMA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL QUARESMA" "autor_email" => "rafaeldejesus94@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }