ESTE ARTIGO PROPÕE O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA EMBARCADO, CHAMADO “CUBO TECNOLÓGICO” ASSISTIVO PARA INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). DISPOSITIVOS INTERATIVOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM CONJUNTO COM O CUBO, DENOMINADOS “ACOPLAMENTOS”, SÃO PROPOSTOS COM O OBJETIVO DE AUXILIAR CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO, EM SUAS TERAPIAS, FISIOTERAPIAS OU MESMO EM CASA COM ASSISTÊNCIA TECNOLÓGICA DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES. ASSIM, PRETENDE-SE APROXIMAR AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS HOJE EM DIA À SOCIEDADE, PRINCIPALMENTE, VISANDO A INCLUSÃO SOCIAL. O SISTEMA É PROPOSTO DE MODO A PERMITIR FÁCIL ALTERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO, FORNECENDO UM ELEVADO GRAU DE FLEXIBILIDADE, TAL QUE NOVOS ACOPLAMENTOS PODEM SER CONSIDERADOS PARA ATIVIDADES ESPECÍFICAS NECESSÁRIAS PARA CADA CRIANÇA.