O PRESENTE TRABALHO RELATA AÇÕES DO PROJETO “ROMPENDO BARREIRAS: A AUDIODESCRIÇÃO COMO ALIADA À INCLUSÃO” O QUAL VERSA SOBRE AUDIODESCRIÇÃO E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR. SUA PROPOSTA SE APOIA NO FATO DE QUE A AUDIODESCRIÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PERMITE QUE ESSES ESTUDANTES TENHAM ACESSO A IMAGENS, VÍDEOS, FILMES E OUTROS ELEMENTOS QUE REPRESENTAM BARREIRAS PEDAGÓGICAS PARA DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, SENDO, PORTANTO, UM RECURSO IMPORTANTE PARA A INCLUSÃO. OCORRE QUE ESSE SERVIÇO AINDA NÃO É REALIZADO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, A DESPEITO DO SIGNIFICATIVO NÚMERO DE ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO NO ENSINO SUPERIOR. FEZ-SE, PORTANTO, MISTER A ORGANIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS, DOCENTES E PESQUISADORES DA INCLUSÃO, PARA CRIAR CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE E GARANTIR A INCLUSÃO DESSE PÚBLICO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE), COM O OBJETIVO DE PROMOVER ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL E ATITUDINAL POR MEIO DA AUDIODESCRIÇÃO. PARA TANTO, OFERTA O SERVIÇO DE AUDIODESCRIÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ÂMBITO DE DISCIPLINAS COM ESTUDANTES CEGOS E/OU COM BAIXA VISÃO; E BUSCA O ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA EM AÇÕES DE INCLUSÃO, ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO ENVOLVENDO TEMAS RELACIONADOS À DEFICIÊNCIA VISUAL E A AUDIODESCRIÇÃO. ASSIM, O PROJETO TEM DUAS LINHAS DE AÇÃO: ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL ATRAVÉS DA AUDIODESCRIÇÃO E ACESSIBILIDADE ATITUDINAL ATRAVÉS DA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA.