ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR DADOS SOBRE COMO O PERÍODO PANDÊMICO AFETOU NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS, NA PARAÍBA E PERNAMBUCO, TANTO NA MATEMÁTICA QUANTO NOS OUTROS COMPONENTES ESCOLARES. ALÉM DISSO, A MANEIRA COM A QUAL OS ESTUDANTES ESTÃO LIDANDO COM ESSE MOMENTO, TAMBÉM COMO ELES ENXERGAM O MÉTODO QUE AS ESCOLAS ESTÃO BUSCANDO SE ADAPTAREM A ESSE NOVO MODELO DE ENSINO, O ENSINO REMOTO. ADEMAIS, ESSA PESQUISA BUSCOU SABER COMO ESTÁ O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO), ALMEJANDO UMA RESPOSTA SOBRE A POSSÍVEL CAUSA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZADO MATEMÁTICO ENFRENTADOS POR ESSES ESTUDANTES E, SE ESTES DISCENTES SE SENTEM PREPARADOS PARA DÁ O PRÓXIMO PASSO NO PROCESSO EDUCATIVO.