BRINCANDO E APRENDENDO: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA DE INTERMEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BOTÂNICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80708 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 7827 "titulo" => "BRINCANDO E APRENDENDO: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA DE INTERMEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SURGIRAM COMO ARMAS DE TRANSFORMA??O DIANTE DA SOCIEDADE. EM VIRTUDE DISSO, ? VIS?VEL O PODER DE PENETRA??O DESSA REDE CONECTADA E INOVADORA EM V?RIAS ?REAS, SOBRETUDO, NA EDUCA??O. NESSA PERSPECTIVA, O SEGUINTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS RECURSOS DID?TICOS E L?DICOS, PRESENTE EM UM APLICATIVO M?VEL, COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR E INTERMEDIAR CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BOT?NICA. O APLICATIVO INTITULADO FRUT?FERA, NO GERAL, ABRA?A A BOT?NICO COMO ALVO DE ESTUDO, APRESENTANDO O L?DICO E A GAMIFICA??O COMO FERRAMENTAS METODOL?GICAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS EM BOT?NICA. DESSA FORMA, A METODOLOGIA FOI INTERMEDIADA POR FORMUL?RIO DA GOOGLE FORMS CONTENDO 7 PERGUNTAS E VIABILIZADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO B?SICO DO MUNIC?PIO DE PASSIRA-PE, A FIM DE RECOLHER INFORMA??ES SOBRE O ACESSO AO APLICATIVO E O ENSINO DE BOT?NICA/APRENDIZAGEM. NO GERAL, 40 ESTUDANTES RESPONDERAM AS PERGUNTAS NO FORMUL?RIO, POSSIBILITANDO RECOLHER INFORMA??ES RELEVANTES PARA A AVALIA??O DO APLICATIVO M?VEL. OS DADOS RECOLHIDOS FORAM POSITIVOS TANTO PARA O ACESSO AO APLICATIVO VIA LINK QUANTO NA ABSOR??O DE CONHECIMENTOS DA BOT?NICA, POIS MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS REALIZADAS FORAM RESPONDIDAS POSITIVAMENTE. COM ISSO, INFERE-SE, PORTANTO, A EFICI?NCIA DO APLICATIVO FRUT?FERA PARA A ASSIMILA??O, MEMORIZA??O, CRIATIVIDADE E CRITICIDADE DOS APRENDENTES.." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "APLICATIVO MÓVEL, BOTÂNICA, EDUCAÇÃO, GAMIFICAÇÃO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA120_ID7827_25082021164517.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO RAFAEL SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANILO RAFAEL " "autor_email" => "danilorafaelufpe@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80708 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 7827 "titulo" => "BRINCANDO E APRENDENDO: UTILIZAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA DE INTERMEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BOTÂNICA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SURGIRAM COMO ARMAS DE TRANSFORMA??O DIANTE DA SOCIEDADE. EM VIRTUDE DISSO, ? VIS?VEL O PODER DE PENETRA??O DESSA REDE CONECTADA E INOVADORA EM V?RIAS ?REAS, SOBRETUDO, NA EDUCA??O. NESSA PERSPECTIVA, O SEGUINTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS RECURSOS DID?TICOS E L?DICOS, PRESENTE EM UM APLICATIVO M?VEL, COMO FERRAMENTA PARA AUXILIAR E INTERMEDIAR CONHECIMENTOS NO ENSINO DE BOT?NICA. O APLICATIVO INTITULADO FRUT?FERA, NO GERAL, ABRA?A A BOT?NICO COMO ALVO DE ESTUDO, APRESENTANDO O L?DICO E A GAMIFICA??O COMO FERRAMENTAS METODOL?GICAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS EM BOT?NICA. DESSA FORMA, A METODOLOGIA FOI INTERMEDIADA POR FORMUL?RIO DA GOOGLE FORMS CONTENDO 7 PERGUNTAS E VIABILIZADO PARA ESTUDANTES DO ENSINO B?SICO DO MUNIC?PIO DE PASSIRA-PE, A FIM DE RECOLHER INFORMA??ES SOBRE O ACESSO AO APLICATIVO E O ENSINO DE BOT?NICA/APRENDIZAGEM. NO GERAL, 40 ESTUDANTES RESPONDERAM AS PERGUNTAS NO FORMUL?RIO, POSSIBILITANDO RECOLHER INFORMA??ES RELEVANTES PARA A AVALIA??O DO APLICATIVO M?VEL. OS DADOS RECOLHIDOS FORAM POSITIVOS TANTO PARA O ACESSO AO APLICATIVO VIA LINK QUANTO NA ABSOR??O DE CONHECIMENTOS DA BOT?NICA, POIS MAIS DE 80% DAS PERGUNTAS REALIZADAS FORAM RESPONDIDAS POSITIVAMENTE. COM ISSO, INFERE-SE, PORTANTO, A EFICI?NCIA DO APLICATIVO FRUT?FERA PARA A ASSIMILA??O, MEMORIZA??O, CRIATIVIDADE E CRITICIDADE DOS APRENDENTES.." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "APLICATIVO MÓVEL, BOTÂNICA, EDUCAÇÃO, GAMIFICAÇÃO, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA120_ID7827_25082021164517.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO RAFAEL SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DANILO RAFAEL " "autor_email" => "danilorafaelufpe@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }