Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO; AMINOÁCIDOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BIOLOGIA, , Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80688
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 4301
    "titulo" => "USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO; AMINOÁCIDOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "resumo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODEMOS DEFINIR COMO O MODELO DE APRENDIZADO NO QUAL ALGUÉM ATRIBUI SIGNIFICADOS A UM CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARTIMOS DO PRINCÍPIO QUE UM ASSUNTO QUANDO MEMORIZADO O TEMPO DE DURAÇÃO DESTE ASSUNTO PODERÁ SER APENAS O SUFICIENTE PARA LEMBRA-LO DURANTE ALGUMAS SEMANAS. DIVERSOS ESTUDOS JÁ FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PORÉM UM QUE AQUI DESTACAMOS NESTE TRABALHO CUJO OBJETIVO É APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA NA AULA DE BIOLOGIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO TEMA: O ESTUDO DOS AMINOÁCIDOS COMO BASE DE FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), ONDE O TEMA DA AULA NA CONDIÇÃO REMOTA PUDESSE FAVORECER A APRENDIZAGEM. A CONTEXTUALIZAÇÃO OCORREU MEDIANTE PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS, LOGO DEPOIS, A FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS E/OU VÍDEOS. A SD TEVE COMO BASE A DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENVOLVENDO: USO DE UMA QUESTÃO NORTEADORA CONTEXTUALIZADA :PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, AULAS DIALÓGICAS, DURANTE O PERÍODO DA AULA SÍNCRONA, RODAS DE CONVERSAS E A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO SOBRE OS AMINOÁCIDOS COMO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO E QUANTO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO SE FORMALIZOU COM A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE OS AMINOÁCIDOS. OS RESULTADOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVIDENCIARAM O POTENCIAL DA PRESENTE SD PARA EXPLORAR O TEMA SOBRE OS AMINOÁCIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID832_02082021100234.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO DO NASCIMENTO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "profsergiocavalcant@gmail"
    "autor_ies" => "FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80688
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1653
    "inscrito_id" => 4301
    "titulo" => "USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O CONTEÚDO; AMINOÁCIDOS, BASEADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "resumo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODEMOS DEFINIR COMO O MODELO DE APRENDIZADO NO QUAL ALGUÉM ATRIBUI SIGNIFICADOS A UM CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARTIMOS DO PRINCÍPIO QUE UM ASSUNTO QUANDO MEMORIZADO O TEMPO DE DURAÇÃO DESTE ASSUNTO PODERÁ SER APENAS O SUFICIENTE PARA LEMBRA-LO DURANTE ALGUMAS SEMANAS. DIVERSOS ESTUDOS JÁ FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PORÉM UM QUE AQUI DESTACAMOS NESTE TRABALHO CUJO OBJETIVO É APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA NA AULA DE BIOLOGIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO TEMA: O ESTUDO DOS AMINOÁCIDOS COMO BASE DE FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), ONDE O TEMA DA AULA NA CONDIÇÃO REMOTA PUDESSE FAVORECER A APRENDIZAGEM. A CONTEXTUALIZAÇÃO OCORREU MEDIANTE PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS, LOGO DEPOIS, A FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS E/OU VÍDEOS. A SD TEVE COMO BASE A DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENVOLVENDO: USO DE UMA QUESTÃO NORTEADORA CONTEXTUALIZADA :PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, AULAS DIALÓGICAS, DURANTE O PERÍODO DA AULA SÍNCRONA, RODAS DE CONVERSAS E A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO SOBRE OS AMINOÁCIDOS COMO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO E QUANTO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO SE FORMALIZOU COM A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE OS AMINOÁCIDOS. OS RESULTADOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVIDENCIARAM O POTENCIAL DA PRESENTE SD PARA EXPLORAR O TEMA SOBRE OS AMINOÁCIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, BIOLOGIA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA116_ID832_02082021100234.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SÉRGIO DO NASCIMENTO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "SÉRGIO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "profsergiocavalcant@gmail"
    "autor_ies" => "FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PODEMOS DEFINIR COMO O MODELO DE APRENDIZADO NO QUAL ALGUÉM ATRIBUI SIGNIFICADOS A UM CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO COM SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARTIMOS DO PRINCÍPIO QUE UM ASSUNTO QUANDO MEMORIZADO O TEMPO DE DURAÇÃO DESTE ASSUNTO PODERÁ SER APENAS O SUFICIENTE PARA LEMBRA-LO DURANTE ALGUMAS SEMANAS. DIVERSOS ESTUDOS JÁ FORAM INTRODUZIDOS DENTRO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, PORÉM UM QUE AQUI DESTACAMOS NESTE TRABALHO CUJO OBJETIVO É APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM UM CONTEÚDO DE BIOQUÍMICA NA AULA DE BIOLOGIA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO TEMA: O ESTUDO DOS AMINOÁCIDOS COMO BASE DE FORMAÇÃO DAS PROTEÍNAS. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD), ONDE O TEMA DA AULA NA CONDIÇÃO REMOTA PUDESSE FAVORECER A APRENDIZAGEM. A CONTEXTUALIZAÇÃO OCORREU MEDIANTE PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS DIDÁTICOS, LOGO DEPOIS, A FORMALIZAÇÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS E/OU VÍDEOS. A SD TEVE COMO BASE A DINÂMICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, ENVOLVENDO: USO DE UMA QUESTÃO NORTEADORA CONTEXTUALIZADA :PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, AULAS DIALÓGICAS, DURANTE O PERÍODO DA AULA SÍNCRONA, RODAS DE CONVERSAS E A APRESENTAÇÃO DE UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO SOBRE OS AMINOÁCIDOS COMO ORGANIZADOR DO CONHECIMENTO E QUANTO A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO SE FORMALIZOU COM A CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS SOBRE OS AMINOÁCIDOS. OS RESULTADOS OBSERVADOS DURANTE O PROCESSO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EVIDENCIARAM O POTENCIAL DA PRESENTE SD PARA EXPLORAR O TEMA SOBRE OS AMINOÁCIDOS EM AULAS DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.