VISANDO CONTRIBUIR PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS SALAS DE AULA, BEM COMO APROFUNDAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS A PARTIR DE UMA CONSTRUÇÃO INTERATIVA, É DETALHADO NO PRESENTE ARTIGO A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE VOLTADA AO ESTUDO DAS CÔNICAS ATRAVÉS DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA. DE TAL MODO, SENDO A ELIPSE O CONCEITO MATEMÁTICO DE INTERESSE, A PROPOSTA APRESENTADA É VOLTADA TANTO PARA PROFESSORES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO QUE DESEJAM AVANÇAR NOS ESTUDOS COM A SUA TURMA, QUANTO PARA AS SALAS DE AULA DE GEOMETRIA ANALÍTICA DOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR, A FIM DE SISTEMATIZAR O CONTEÚDO. VALE SALIENTAR QUE ALÉM DE SER UM SOFTWARE GRATUITO, O GEOGEBRA É CARACTERIZADO POR UMA INTERFACE DE FÁCIL INTERAÇÃO, CONTANDO AINDA COM DIVERSOS TUTORIAIS GRATUITOS DISPONÍVEIS NA INTERNET. DESSE MODO, É ESPERADO QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVAMENTE DA AULA, À MEDIDA EM QUE DESENVOLVAM MAIS AUTONOMIA PARA INTERPRETAR OS CONCEITOS MOSTRADOS A PARTIR DE UMA EXPOSIÇÃO PRÉVIA DO CONTEÚDO. CONSEQUENTEMENTE, MEDIADOS PELO PROFESSOR, OS ALUNOS DEVEM SER CAPAZES DE INTERPRETAR E ASSIMILAR OS RESULTADOS GEOMÉTRICOS E ALGÉBRICOS EXIBIDOS NO GEOGEBRA, COM OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM A ELIPSE.