Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TESSITURAS SOBRE RAÇA E RACISMO EM SALA DE AULA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

Palavra-chaves: RACISMO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81250
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2350
    "inscrito_id" => 3717
    "titulo" => "TESSITURAS SOBRE RAÇA E RACISMO EM SALA DE AULA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE O RACISMO EM SALA DE AULA, E INTENCIONA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE OFICINA, QUE PODERÁ SER TRABALHADA EM AULAS REMOTAS OU PRESENCIAIS E QUE PROPICIE AOS PROFESSORES E ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MAIS EFETIVA SOBRE ALGUMAS TEMÁTICAS SOCIAIS EM SALA DE AULA, A EXEMPLO DO PRECONCEITO RACIAL, E DE MOSTRAR, EM MEIO AO AVANÇO TECNOLÓGICO, AS INÚMERAS POSSIBILIDADES DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS NAS AULAS COMO MEIOS DIDÁTICOS. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS AQUI SÃO PARTE DE UMA OFICINA APRESENTADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO, NO COMPONENTE CURRICULAR LINGUAGENS, PRÁTICAS SOCIAIS E ENSINO. A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE TEVE POR OBJETIVO MOSTRAR A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE PAUTAS SOCIOCULTURAIS EM ÂMBITOS EDUCACIONAIS.  PARA ISSO, A OFICINA FOI CONSTRUÍDA VISANDO UM ATRAVESSAMENTO METODOLÓGICO COM RECURSOS DIDÁTICOS PARA SER TRABALHADA DE FORMA PRESENCIAL OU REMOTA, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL TRANSCENDER A APRENDIZAGEM, UTILIZANDO VÁRIAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO FORMA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS. ASSIM, ESTE TRABALHO BUSCA TRAZER À CENA FOMENTOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE RAÇA E RACISMO TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TEMA E O ESPAÇO QUE ELE TEM OCUPADO NO CAMPO ESCOLAR, COMO TAMBÉM MOSTRAR POSSIBILIDADES DE USO DA TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO, PASSANDO POR NUANCES DO ENSINO HÍBRIDO QUE PODEM FOMENTAR UMA MAIOR REFLEXÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RACISMO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID3717_30092021230126.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "joelmaferreira678@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81250
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2350
    "inscrito_id" => 3717
    "titulo" => "TESSITURAS SOBRE RAÇA E RACISMO EM SALA DE AULA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE O RACISMO EM SALA DE AULA, E INTENCIONA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE OFICINA, QUE PODERÁ SER TRABALHADA EM AULAS REMOTAS OU PRESENCIAIS E QUE PROPICIE AOS PROFESSORES E ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MAIS EFETIVA SOBRE ALGUMAS TEMÁTICAS SOCIAIS EM SALA DE AULA, A EXEMPLO DO PRECONCEITO RACIAL, E DE MOSTRAR, EM MEIO AO AVANÇO TECNOLÓGICO, AS INÚMERAS POSSIBILIDADES DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS NAS AULAS COMO MEIOS DIDÁTICOS. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS AQUI SÃO PARTE DE UMA OFICINA APRESENTADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO, NO COMPONENTE CURRICULAR LINGUAGENS, PRÁTICAS SOCIAIS E ENSINO. A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE TEVE POR OBJETIVO MOSTRAR A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE PAUTAS SOCIOCULTURAIS EM ÂMBITOS EDUCACIONAIS.  PARA ISSO, A OFICINA FOI CONSTRUÍDA VISANDO UM ATRAVESSAMENTO METODOLÓGICO COM RECURSOS DIDÁTICOS PARA SER TRABALHADA DE FORMA PRESENCIAL OU REMOTA, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL TRANSCENDER A APRENDIZAGEM, UTILIZANDO VÁRIAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO FORMA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS. ASSIM, ESTE TRABALHO BUSCA TRAZER À CENA FOMENTOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE RAÇA E RACISMO TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TEMA E O ESPAÇO QUE ELE TEM OCUPADO NO CAMPO ESCOLAR, COMO TAMBÉM MOSTRAR POSSIBILIDADES DE USO DA TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO, PASSANDO POR NUANCES DO ENSINO HÍBRIDO QUE PODEM FOMENTAR UMA MAIOR REFLEXÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "RACISMO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA106_ID3717_30092021230126.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELMA DE OLIVEIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOELMA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "joelmaferreira678@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA REFLEXÃO SOBRE O RACISMO EM SALA DE AULA, E INTENCIONA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE OFICINA, QUE PODERÁ SER TRABALHADA EM AULAS REMOTAS OU PRESENCIAIS E QUE PROPICIE AOS PROFESSORES E ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS. O TRABALHO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MAIS EFETIVA SOBRE ALGUMAS TEMÁTICAS SOCIAIS EM SALA DE AULA, A EXEMPLO DO PRECONCEITO RACIAL, E DE MOSTRAR, EM MEIO AO AVANÇO TECNOLÓGICO, AS INÚMERAS POSSIBILIDADES DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS NAS AULAS COMO MEIOS DIDÁTICOS. AS ANÁLISES DESENVOLVIDAS AQUI SÃO PARTE DE UMA OFICINA APRESENTADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO, NO COMPONENTE CURRICULAR LINGUAGENS, PRÁTICAS SOCIAIS E ENSINO. A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE TEVE POR OBJETIVO MOSTRAR A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE PAUTAS SOCIOCULTURAIS EM ÂMBITOS EDUCACIONAIS. PARA ISSO, A OFICINA FOI CONSTRUÍDA VISANDO UM ATRAVESSAMENTO METODOLÓGICO COM RECURSOS DIDÁTICOS PARA SER TRABALHADA DE FORMA PRESENCIAL OU REMOTA, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL TRANSCENDER A APRENDIZAGEM, UTILIZANDO VÁRIAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO FORMA DE RECURSOS PEDAGÓGICOS. ASSIM, ESTE TRABALHO BUSCA TRAZER À CENA FOMENTOS PARA A DISCUSSÃO SOBRE RAÇA E RACISMO TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DO TEMA E O ESPAÇO QUE ELE TEM OCUPADO NO CAMPO ESCOLAR, COMO TAMBÉM MOSTRAR POSSIBILIDADES DE USO DA TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO, PASSANDO POR NUANCES DO ENSINO HÍBRIDO QUE PODEM FOMENTAR UMA MAIOR REFLEXÃO SOBRE ESSA TEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.